Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0748 | Euro R$ 5,8452
Search

Saneamento básico

relogio min de leitura | Redação 09 de outubro de 2015 - 20:48

No Brasil, 52% da população não tem acesso a rede de água, esgoto e saneamento básico, o que significa, mais o menos, 105 milhões de brasileiros sem as devidas condições de qualidade de vida. Somente 39% dos municípios tratam o esgoto. Nesse momento de crise hídrica, a água esta virando artigo de luxo. O Brasil é a 7ª economia do planeta. Nosso país vivia um processo de desenvolvimento, até o surgimento da crise econômica, política e moral. Desta forma, as políticas de saneamento básico, água e esgoto, voltaram ao patamar de segundo plano. O Estado de São Paulo é um exemplo disto, pois, por não ter uma política de saneamento básico, está por isso, a passar pela dificuldade atual, com a crise da água. Com o total “esquecimento” dos atuais governantes de implementarem uma educação básica ambiental a nossa sociedade, só podemos esperar o pior com o passar do tempo. A maioria dos nossos gestores, não priorizam a política de saneamento básico, pois são obras que não aparecem, não aparecendo não geram votos nas próximas eleições. Precisamos fazer a nossa parte, precisamos ter consciência ambiental, cobrar, discutir e fazer valer um dos direitos consagrados em nossa Constituição Federal que é o do princípio da dignidade da pessoa humana, inclusos aí o direito à saúde. Para tanto, faz-se necessário programas de saneamento eficazes e efetivos, o que redundará em uma melhor qualidade de vida e saúde para os cidadãos.

“O CLIMA ESTÁ MUDANDO MAIS RÁPIDO DO QUE AS AÇÕES PARA LIDAR COM A QUESTÃO”. (BARACK OBAMA) - Preserve o meio ambiente -

ROGÉRIO TRAVASSOSAdvogado, especialista em Direito Privado e Direito Ambiental. Professor Universitário com dedicação exclusiva a Universidade Salgado de Oliveira. Sócio e Advogado da Empresa de Consultoria AMBIENTE E TAL, morador da cidade de Maricá, em colaboração com a aluna HELANE SOARES PINTO GUIMARÃES, estudante do 9º período do Curso de Direito, da Universidade Salgado de Oliveira, PROJETO DE PESQUISA - PESQUISANDO E FALANDO DE MEIO AMBIENTE.

Matérias Relacionadas