Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2124 | Euro R$ 5,5606
Search

Desequilíbrio ecológico II

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de fevereiro de 2017 - 14:15

A natureza é formada por um conjunto de elementos que se relacionam, um completando o outro. Milhões de anos foram necessários para que a Terra tivesse equilibrado o seu ecossistema. Vem buscando o ser humano, ao longo dos anos, um melhor conforto no seu modo de viver, buscando para tal, um aperfeiçoamento tecnológico, científico e industrial. Tais aperfeiçoamentos, na maioria das vezes, vem desacompanhado do chamado equilíbrio ecológico. 

Pequenas mudanças podem provocar o desequilíbrio ecológico. Isto acontece quando algum elemento, seja ele, animal ou vegetal, de um ecossistema é aumentado, reduzido ou eliminado em sua quantidade. Estas alterações podem ocasionar reações em cadeia e resultar no funcionamento desequilibrado do ecossistema. A ação humana, diga-se, do homem, é a principal causa do desequilíbrio da natureza. 

Inúmeras atividades humanas originam mudanças intensas e rápidas, sendo os mecanismos naturais, da natureza, incapazes de conseguir a tempo neutralizar os efeitos causados por estas ações. O desmatamento das florestas, matas ciliares e manguezais, a pesca e a caça de animais sem controle, a urbanização em áreas impróprias, a poluição atmosférica, a poluição dos mares e rios são, hoje, as atividades que mais agridem o meio ambiente, provocando o seu desequilíbrio. 

Vemos, muitas das vezes, invasões de espécies silvestres a locais urbanos, casos dos micos e abelhas buscando uma nova forma de sobrevivência, tendo em vista a perda do seu habitat, como também a proliferação em massa de outras espécies, introduzidas em meio ambiente novo, como exemplo, os caramujos africanos que em determinada época infestam as nossas cidades. 

Na tentativa de se adaptar ao meio ambiente, adaptando o meio ambiente a si, o homem altera, constrói, destrói, modifica, sem importar-se com as outras espécies existentes. Pois, para ele, o importante é a sua sobrevivência e seu bem estar, esquecendo-se que a Terra é um organismo vivo, onde o homem faz parte integrante deste organismo. “Não permita que o comportamento dos outros tire a sua paz”. (DALAI LAMA). PRESERVE O MEIO AMBIENTE.

Matérias Relacionadas