Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Chicunguinha

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de fevereiro de 2017 - 22:32

Atualmente, no Brasil, vivemos uma fase social de muito desleixo, onde não nos importamos muito em cuidar do meio ambiente, do meio em que vivemos e assim nos colocamos em risco através de várias doenças que poderiam ser destruídas se apenas cada um fizesse a sua parte e contribuísse para um meio socioambiental mais saudável. 

Dentre as doenças as quais estamos expostos, muito se tem ouvido falar sobre a chicungunha (ou chikungunya). Já foram registrados mais de 300 casos no país. Essa é uma doença infecciosa transmitida aos seres humanos através da picada do mosquito Aedes Aegypti, que é o mesmo transmissor do vírus da dengue. 

Por possuírem sintomas bastante parecidos, a chicungunha e a dengue são facilmente confundidas, no entanto, para melhor identificarmos essa nova epidemia, destacamos os seguintes sinais e sintomas: febre acima de 39 graus de início repentino, dores intensas nas articulações dos pés, mãos, dedos, tornozelos, pulsos (inchaço, vermelhidão e calor nesses locais de dores), dores de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas pela pele. 

Apesar dos sintomas semelhantes e até ter o mesmo transmissor, devemos ficar atentos para identificarmos o mais rápido possível qual é a verdadeira doença para tratarmos da maneira mais correta, já que a chicungunha pode ser desenvolvida de forma crônica, com a permanência dos sintomas por seis meses e até um ano. 

Embora a transmissão direta entre humanos não esteja comprovada, há de se considerar a possibilidade da transmissão do vírus da mulher para o bebê, quando ainda estiver no útero. Para tentarmos nos livrar desse mal, existem meios que não nos cobram muito tempo e fazem grande diferença, reduzindo a proliferação do mosquito transmissor e o contágio, a saber: evitar deixar água parada e recipientes destampados ou sem cloro; tampar a caixa d’água; limpar as calhas, pois se elas estiverem entupidas, quando chover a água não vai escorrer, virando um criadouro de mosquito; encher os vasos de planta com areia; usar repelentes; colocar telas para mosquito nas janelas.

Qualquer uma dessas ações leva, no máximo, 10 minutos e se cada um fizer a sua parte, com certeza estaremos fazendo um bem enorme, não só a nós mesmos, mas também para toda sociedade. “O NÍVEL DA POLUIÇÃO AMBIENTAL NO PLANETA É IGUALADA A BURRICE DOS HOMENS.” (EDY GAHR) – Preserve o meio ambiente 

Matérias Relacionadas