Esporte como instrumento de transformação: professor dá aulas gratuitas de kickboxing no Rio do Ouro

O projeto teve início há cerca de um mês

Escrito por Redação 01/12/2020 08:24, atualizado em 01/12/2020 09:41
O projeto ocorre em um espaço no Rio do Ouro
O projeto ocorre em um espaço no Rio do Ouro . Foto: Arquivo pessoal

Por Ana Carolina Moraes*


O esporte pode salvar e transformar a vida de milhões de crianças que vivem em comunidades e periferias pelo mundo. Com essa visão e a vontade de mudar histórias, o professor de kickboxing, Ricardo Maia, mais conhecido como Bicudo, de 41 anos, resolveu começar a dar aulas para jovens e adultos de graça na Estrada Engenho do Roçado, no Rio do Ouro, em São Gonçalo. 


A ideia de Ricardo é conseguir inserir desde jovens até idosos no esporte. O sonho do professor ganhou forma há cerca de um mês, quando ele conseguiu um espaço emprestado para ministrar suas aulas.


"Eu sempre tive essa ideia de dar aula de graça para adultos e crianças, mas ainda não tinha o espaço. Há cerca de um mês, eu falei com meu amigo Toninho Bocão e Reinaldo Leitão. Foi a partir deles que eu consegui o espaço para treinar. Hoje, minha turma fica no conhecido 'Salão do Rei' no bairro", disse Ricardo que já conta com mais de 20 alunos nesse seu primeiro mês.


O professor quer aproximar as pessoas e o esporte
O professor quer aproximar as pessoas e o esporte | Foto: Arquivo pessoal
 


Com as aulas, tanto Ricardo quanto seus alunos saem no lucro. "Eles (meus alunos) acham legal e todos têm gostado bastante. Para mim, tem sido a realização de um sonho: ajudar aqueles que não podem pagar uma academia de R$100 a ficarem próximos ao esporte", disse o professor que também divide seu tempo fazendo freelancers como bombeiro civil e trabalhando em um condomínio.


Ricardo agora busca patrocínio. "Aqueles que quiserem ajudar comprando uma luva ou algum outro equipamento para a equipe treinar, será bem-vindo. Estamos precisando de patrocínio!", contou o professor.


Ricardo tem 20 alunos em sua turma
Ricardo tem 20 alunos em sua turma | Foto: Arquivo pessoal
 


Para quem quiser ajudar o projeto de Ricardo, que busca ensinar kickboxing para pessoas carentes de graça, basta entrar em contato com ele pelo número (21) 97034-9785. Para quem quiser se inscrever na turma do professor, basta se dirigir até a Estrada Engenho do Roçado, no Rio do Ouro, em São Gonçalo, e procurar pelo 'Salão do Rei'. 


Outros esportes


No mesmo espaço no qual Ricardo dá suas aulas, também é possível encontrar aulas de funcional, com Natacha Pinheiro, professora de educação fisica, capoeira e outros esportes.



*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas