Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2113 | Euro R$ 5,5412
Search

Árbitro norueguês quebra tabu do futebol e revela ser gay

Tom tornou pública sua orientação sexual

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 28 de outubro de 2020 - 12:50
Tom Harald Hagen foi de encontro a um tabu intolerante do esporte
Tom Harald Hagen foi de encontro a um tabu intolerante do esporte -

Na luta contra a intolerância em um universo preconceituoso e estereotipado, uma figura do futebol que revela sua orientação sexual acaba, por necessidade, virando notícia. Foi o que aconteceu com Tom Harald Hagen. Em entrevista ao jornal Glamdalen, o árbitro norueguês tomou a decisão de divulgar publicamente que é gay.

"Chegou a hora de dizer que sou gay. Só coisas positivas virão disso. Para mim, sempre foi uma parte completamente natural da vida", declarou o árbitro.

Tom apitou a partida, no último fim de semana, entre Valerenga e Kristiansund, pela 22ª rodada no Campeonato Norueguês. Naquela circunstância, o atacante Flamur Kastrati teria insultado o treinador Dag-Eilev Fagermo, com um xingamento homofóbico. O jogador já se desculpou com o treinador adversário e o Kristiansund comunicou que o atleta será punido pelo episódio.

"É o cúmulo da ironia eu ter apitado aquela partida. Talvez o jogador tenha dito isso por capricho, isso pode acontecer no futebol. Mas realmente temos que nos livrar dessas coisas.", disse Tom.

Depois da entrevista, o árbitro afirmou ter se surpreendido com a quantidade de mensagens de apoio que recebeu. Uma delas foi a do treinador ofendido no jogo citado.

"Nem sempre gostei tanto dele como árbitro. Mas isto é impressionante e foi muito bem feito. Tenho muito respeito por ele.", comentou Fagermo.

Tom Harald Hagen é considerado um dos melhores árbitros da Noruega e já apitou em competições como a Liga dos Campeões, Liga Europa e Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018.

Matérias Relacionadas