Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7967 | Euro R$ 6,2819
Search

Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte discute o legado de Simoni Guedes

Evento está sendo transmitido neste momento, no Youtube

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de julho de 2020 - 19:00
Simoni Guedes, era antropóloga e foi professora titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Simoni Guedes, era antropóloga e foi professora titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) -

Luiz Henrique de Toledo, Rosana da Câmara Teixeira, Nicolás Cabrera e Filipe Mostaro já estão a postos para o Encontros do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (Leme) edição especial, em homenagem à Simoni Guedes, nesta sexta-feira (17) às 19h, com transmissão pelo Youtube. “Esta live pretende prestar uma homenagem à Simoni Guedes, suas contribuições de vida, teóricas e metodológicas daquela que foi a precursora dos estudos sobre o esporte no Brasil. Contribuições que transcenderam o campo das pesquisas esportivas e cujos impactos podem ser demonstrados na experiência de trabalhos que continuam a recriar abordagens e práticas científicas que dialogam com o legado de Simoni Guedes”, conta Leda Costa, integrante do LEME e idealizadora da iniciativa.

A antropóloga Simoni Guedes, falecida no ano passado, foi professora titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo sido uma das coordenadoras do Programa de Pós-graduação de Antropologia da mesma instituição. Simoni foi a primeira pesquisadora a realizar trabalhos referentes ao futebol, como explica o coordenador do LEME, professor Ronaldo Helal: “Simoni Guedes é a precursora dos estudos acadêmicos sobre futebol no país. Em 1977, ela defendeu a dissertação O Futebol Brasileiro – Instituição Zero. Já em 1982, ela foi uma das autoras do livro  Universo do futebol: esporte e sociedade brasileira, organizado por Roberto DaMatta. Foi a partir dessa obra que tivemos o pontapé inicial para a formação estrutural dos estudos acadêmicos sobre o futebol no país, utilizando-se de uma perspectiva ritualística. Na década de 90, tive a oportunidade de conhecer Simoni pessoalmente e aí percebi que, além de dotada de inteligência e sagacidade extraordinárias, ela cativa por sua simpatia, simplicidade e generosidade”, conta Helal, que realizou homenagem à Simoni, antes de sua partida, no artigo “Simoni Guedes, a precursora” (disponível no blog do LEME).

Matérias Relacionadas