Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Finais do Carioca serão de portões fechados, segundo a Ferj

Ferj disse que não possui dados para opinar sobre o tema

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 01 de julho de 2020 - 10:40
Ferj diz que precisa de estudo sobre o caso
Ferj diz que precisa de estudo sobre o caso -

Apesar do retorno dos atletas aos campos e gramados e da volta das partidas do Campeonato Carioca, os torcedores dos clubes ainda terão que esperar muito tempo para retornar aos estádios e poder torcer de perto pelo time do coração. Isso porque a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) publicou uma nota que informa que, mesmo com a deliberação do prefeito do município do Rio Marcelo Crivella, que deu início à fase 3 de flexibilização das medidas restritivas contra o coronavírus, permitindo que as pessoas assistam aos jogos nos estádios, a fase final do Carioca ainda será com os portões fechados.

A nota oficial da Ferj anunciou que a entidade "teve ciência da fase 3 de flexibilização do Governo Municipal referente às medidas restritivas e, no momento, ainda não dispõe de dados em que possa se basear para opinar sobre a viabilidade imediata da realização de jogos de futebol com a presença de público."

No entanto, a Ferj informou que o fim do Carioca está próximo e, por isso, tomou a decisão de manter os portões fechados. "Por questões temporais, face à proximidade do término das partidas do Campeonato Carioca, as conclusões do estudo devem contemplar as competições nacionais, motivo pelo qual a inclusão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos debates torna-se fundamental."

A Ferj ainda disse que essa decisão deve contemplar mais do que clubes, federação e estádios para criar um protocolo de segurança eficaz para o retorno aos estádios. 

"...tal situação deverá vir a se concretizar e para tanto torna-se fundamental um debate, em razão da complexidade do tema, em que possam ser analisadas as diversas variáveis que fazem parte das operações de jogo, com a participação das várias instituições envolvidas no evento (Transporte Público, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Controle Urbano, Secretarias de Saúde, dentre outras...). E não apenas clubes, federação e estádios, de modo à elaboração de um protocolo e planejamento de ações e contingências com os objetivos de segurança à saúde individual e coletiva, prevenção e combate à disseminação da COVID-19", dizia a nota do órgão.

A Ferj, inclusive, está realmente preocupada com o retorno dos atletas e da comissão técnica dos clubes aos gramados, aos estádios e aos centros de treinamento. O órgão terá uma reunião preliminar para saber sobre novos protocolos e novas recomendações para a continuação do retorno do futebol após a pandemia do novo coronavírus. A reunião do órgão será com médicos dos clubes e representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Sub-Secretaria de Vigilância Sanitária. 

Matérias Relacionadas