Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Globo afirma que Flamengo não tem direito de transmissão de jogo com Boavista

Emissora diz que MP de Bolsonaro não vale para contratos já assinados

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de junho de 2020 - 11:30
Clube e emissora têm sofrido embates sobre a transmissão dos jogos do Rubro-Negro
Clube e emissora têm sofrido embates sobre a transmissão dos jogos do Rubro-Negro -

A "treta" entre Flamengo e a Rede Globo pelos direitos de transmissão dos jogos do clube carioca teve mais um capítulo na última segunda-feira (22). Isso porque a TV Globo encaminhou um documento ao jurídico do Flamengo notificando o Rubro-Negro que já obteve os direitos de transmissão da próxima partida do clube contra o Boavista e, por isso, o clube não está autorizado a transmitir os jogos pelo seu canal oficial, o Fla TV, ou em canais de terceiros. A Globo informou que a partida será transmitida pela emissora, que conseguiu os direitos com o Boavista. O documento expedido pela emissora afirma que a última Medida Provisória (MP), assinada por Jair Bolsonaro, na última quinta-feira (18), não valerá no próximo jogo do Rubro-Negro contra o BoaVista.

A MP assinada por Bolsonaro garante ao clube mandante, na partida em questão, o Flamengo, o direito de transmissão dos jogos. Dessa forma, o Flamengo decidiria onde transmitir os jogos do clube e não o Boavista ou os dois clubes juntos. No entanto, a Globo afirmou que essa medida ainda não é válida para os contratos já assinados, como o da partida do Flamengo contra o Boavista, pela quinta rodada da Taça Rio, ainda sem data definida, já que o Boavista já teria vendido os direitos de imagem do jogo para a Globo. O Flamengo, no entanto, discorda dessa situação.

O Flamengo deseja, inclusive, transmitir a partida pelo seu canal oficial, o Fla TV. O clube da Gávea,quer apresentar todos os jogos em que for o mandante daqui pra frente em sua TV oficial, isso inclui também a partida da semifinal da Taça Rio, para a qual o Rubro-Negro já está classificado

.

Segundo o jornal O Dia, o Flamengo acredita que a Globo não transmitiu sua partida contra o Bangu na última quinta-feira (18), por causa desse futuro embate com o clube.

O Flamengo não comentou sobre o assunto.

A TV Globo, no entanto, divulgou uma nota oficial falando sobre o caso. Confira:

"Sobre a medida provisória 984, que alterou Lei Pelé e determinou que os clubes mandantes dos jogos passem a ser os únicos titulares dos direitos de transmissão, a Globo vem esclarecer que a nova legislação, ainda que seja aprovada pelo Congresso Nacional, não modifica contratos já assinados, que são negócios jurídicos perfeitos, protegidos pela Constituição Federal.

Por essa razão, a nova medida provisória não afeta as competições cujos direitos já foram cedidos pelos clubes, seja para as temporadas atuais ou futuras. A Globo continuará a transmitir regularmente os jogos dos campeonatos que adquiriu, de acordo com os contratos celebrados, e está pronta para tomar medidas legais contra qualquer tentativa de violação de seus direitos adquiridos.

O Campeonato Carioca foi cedido na vigência da lei que exigia a concordância de ambos os clubes participantes do jogo para a transmissão. A nova MP, ainda que seja aprovada pelo Congresso Nacional, não altera essa cessão já realizada, que é um negócio jurídico perfeito, garantido pela Constituição Federal. A Globo não detém os direitos sobre os jogos do Flamengo e por isso não irá transmiti-los. Da mesma forma, o Flamengo não poderá transmitir qualquer um de seus jogos (ainda que seja mandante) porque a Globo é detentora dos direitos de todos os demais clubes participantes do Campeonato Carioca."

Matérias Relacionadas