Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9841 | Euro R$ 5,4107
Search

Treinador de natação de São Gonçalo 'volta' a ser atleta aos 47 anos

Mendonça estava há 24 anos sem competir como nadador

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de dezembro de 2019 - 19:07
Imagem ilustrativa da imagem Treinador de natação de São Gonçalo 'volta' a ser atleta aos 47 anos

Há um ditado popular que diz que quem aprende a andar de bicicleta, nunca mais esquece. Esta máxima pode ser aplicada ao técnico de natação, Marcio Mendonça, de 47 anos, que é o comandante da equipe de natação da Universidade Salgado de Oliveira  (Universo) e Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara desde 2001.

Já que após 24 anos sem atuar como nadador a nível competitivo, ele conseguiu a façanha no último domingo (1º) de conquistar cinco medalhas de ouro (50 metros livre, 50 metros peito, 200 metros livres, revezamento 4x50 livre - masculino e revezamento 4x50 livre - misto) na categoria Master+45, no Campeonato Estadual de Verão da Região Niterói, que foi disputado no Praia Clube São Francisco, na Zona Sul de Niterói.

Para esta competição, o gonçalense passou a treinar desde maio deste ano, tendo a sua filha Rafaela Mendonça, de 9 anos, como inspiração para sua retomada às raias das piscinas como atleta.

"Como estou ensinando a minha filha a nadar no Clube Tamoio, onde comecei a nadar, acabei relembrando da minha época e acabou sendo natural a minha motivação em voltar a ser nadador. Mas agora não pretendo parar mais de nadar", revelou Mendonça, que como atleta de alto rendimento fez a sua carreira no Clube de Regatas Icaraí, entre anos de 1988 e 1993. Ele começou a sua carreira de técnico em 1990 no Clube Mauá, onde permaneceu até 1996, antes de assumir o comando da equipe de natação do antigo Colégio São Gonçalo e ingressar na Universo, em 1999 (ainda como auxiliar técnico).

Os pupilos do professor Mendonça também fizeram bonito no torneio regional conquistando a primeira colocação na classificação geral, seguidos pelas equipes do Praia Clube São Francisco/Odete São Paio, Fluminense,  Tijuca, Vasco da Gama e Country Club, respectivamente. E a nadadora Angelica Brito, que também é da equipe Universo/D.Hélder conquistou o troféu eficiência da competição por ter sido considerada a melhor atleta do circuito.

Em entrevista à reportagem de O SÃO GONÇALO, Mendonça contou que ainda busca novos talentos da região para compor a sua base na Universo/D.Hélder, tendo, inclusive, a oportunidade de poder ofertar uma bolsa de estudos aos nadadores que se destacam.

Imagem ilustrativa da imagem Treinador de natação de São Gonçalo 'volta' a ser atleta aos 47 anos
 

"Nossos treinos sempre acontecem de segunda a sexta-feira das 14h às 17h, no campus da Universo de Niterói próximo à sede do Fluminense Atlético Clube, no Centro. Quem quiser conhecer o espaço ou se interessar em ingressar ao time pode aparecer lá ou me ligar ou conversar através do Whatsapp: (21) 97003-7501. Sempre estamos em busca de novos atletas para todas as categorias e por isso não há uma restrição etária. Os melhores, certamente serão contemplados com bolsas na Universo ou D.Hélder", explicou o técnico-nadador que, em paralelo, está iniciando um novo projeto relacionado à sua modalidade. Trata-se do 'São Gonçalo Master de Natação'.

"Eu e outros ex-nadadores de São Gonçalo almejamos trazer à nossa cidade a natação de nível competitivo. Queremos aquecer este cenário com atletas locais. Inclusive, planejamos organizar um campeonato gonçalense. Mas o grupo foi formado há pouco tempo e ainda estamos discutindo, porém, acontecerão muitas coisas boas para todas as categorias da natação em nosso município", finalizou Mendonça.

Matérias Relacionadas