Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Fla-Flu continuam com gestão do Maracanã por mais seis meses

Governo decide abrir concorrência por 35 anos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de outubro de 2019 - 11:46
Governo decide abrir concorrência por 35 anos
Governo decide abrir concorrência por 35 anos -

Por pelo menos mais seis meses, a gestão do Maracanã continuará sob responsabilidade da parceria Fla-Flu. O Flamengo e o Governo do Estado do Rio de Janeiro entraram em acordo e o presidente do clube Rodolfo Landim assinará nesta sexta-feira (11) o novo termo de permissão de gestão do estádio, que vigora até 2020. O Flamengo é permissionário oficial e o Fluminense continua como gestor parceiro.

Em 25 de setembro, o Governo do Estado abriu um Plano de Manifestação de Interesse (PMI) para que qualquer interessado em assumir o Maracanã pelos próximos 35 anos tenha 30 dias para se candidatar ao posto.

Por algumas questões burocráticas, há chances de o acordo com o Flamengo ser ampliado por mais 180 dias no ano que vem. O motivo seria a demora do processo de validação do PMI.

Ao todo, o processo tem duração de 150 dias, o que envolve a candidatura, apresentação do projeto, validação e avaliação do mesmo. Depois dos aproximadamente 5 meses, ainda deve ser feita uma licitação. Naturalmente esse processo não findaria antes de abril de 2020, o que pode abrir a possibilidade de um termo de permissão temporária.

Permissionário desde o último mês de abril, o Flamengo é o único clube carioca habilitado a se candidatar no PMI. O Rubro-negro deve se candidatar para administrar o estádio pelos próximos 35 anos.

O Governo do Estado já elogiou a gestão da dupla Fla-Flu e as melhorias apresentadas. Nos últimos seis meses, o Maracanã pulou de 44% de efetividade da iluminação para 77%, ativou o sistema de energia solar, corrigiu defeitos dos telões, reduziu a conta de luz em 30%, entre outros avanços estruturais. Mas ainda não há chances de o projeto para retirada de cadeiras atrás dos gols e aumento de capacidade do estádio ser discutido antes do fim de 2020.

Matérias Relacionadas