Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2124 | Euro R$ 5,5606
Search

Atleta de Maricá representará o Brasil nas Olimpíadas na modalidade Tiro com arco

Atleta participará dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de setembro de 2019 - 09:59
Marcus Vinícius treina muito e pensa em melhorar sempre, apesar de ter conquistado vários títulos nacionais e internacionais
Marcus Vinícius treina muito e pensa em melhorar sempre, apesar de ter conquistado vários títulos nacionais e internacionais -

Por Ana Carolina Moraes*

Ir para as Olimpíadas é um dos maiores sonhos dos atletas de diversos esportes. O jovem Marcus Vinicius D’Almeida, de 21 anos, também tinha essa meta e conseguiu realizar nas Olimpíadas de 2016, que ocorreram aqui no Rio. O atleta pratica tiro com arco e também está no time brasileiro do esporte.

O jovem morador de Maricá começou a praticar o esporte com apenas 12 anos. Ele disse que sempre gostou de praticar diversas atividades e que descobriu esse esporte por causa de um projeto social de Maricá que levaria o tiro com arco para a cidade. “Avisaram, numa reunião, que a confederação estava vindo para a cidade(Maricá) e que tinha um projeto social envolvido. Eu sempre gostei de esporte, então minha mãe comentou comigo, eu fui e acabei gostando do tiro com arco.”

Marcus afirma que depois de 2 anos praticando em Maricá, um técnico foi ver todos os jovens e convocou alguns para a Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO). “Eu me lembro até hoje.” diz Marcus. Logo depois ele morou por algum tempo em Campinas, treinando e praticando o esporte. Foi ali que desenvolveu suas habilidades.

O arqueiro já participou de inúmeras competições, sempre com bons resultados. A primeira vez que Marcus foi para um evento internacional foi em 2013. Mas foi apenas em 2014 que ele ganhou suas primeiras medalhas em um competição internacional, sendo três de ouro nos Jogos Sul-Americanos. Ele também quebrou alguns recordes na modalidade 1440( a antiga Fita Round). Ainda em 2014, ele participou da Copa do Mundo e ficou em segundo lugar. Também participou dos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude em Nanjing, na China, onde ganhou uma medalha de prata. Em 2015, Marcus estava nos Jogos Pan-Americanos e ganhou a medalha de bronze na categoria equipes. 

O jovem também era um dos 8 brasileiros selecionados para representar o Brasil no esporte nas Olimpíadas de 2016. Ao todo eram 128 competidores individuais e 24 equipes. "Foi uma honra muito grande participar das Olimpíadas. Sinto que foi o meu caminho. É um passo muito grande na vida de qualquer atleta.", lembra Marcus. 

Em 2017, ele também participou de competições como o Grand Prix México. Em 2018, ele participou de torneios classificatórios para os Jogos Pan Americanos de 2019. E este ano, ele já participou dos Jogos Pan Americanos em Lima, Peru, além de garantir a vaga do Brasil nas Olimpíadas Tokyo 2020, participou também do Torneio de Ranking Mundial e das classificatórias do Pan Americano de 2020. Ele também ganhou, pela quarta vez, o Prêmio Olímpico na categoria tiro com arco. “Eu acho que eu tenho mais de 70 medalhas”, diz Marcus.

Mesmo depois de viajar pelo mundo praticando seu esporte, o atleta, que nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas se mudou para Maricá com 6 anos, diz que tem um sentimento intenso com o município que adotou como seu. “Minha cidade representa minha casa, minha família.”

Marcus já quebrou o recorde brasileiro de arco recurvo 5 vezes. A última aconteceu na seletiva do Brazil Cup World Ranking Event Maricá e do Sul-Americano 2019-2020 que ocorreu em Maricá no último domingo (01). Ele bateu seu próprio recorde e chegou a marca de 693 pontos na categoria de 70 metros. O recorde antes era de 692 pontos nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em agosto deste ano.

Sendo tão bom no esporte, Marcus ainda recebe patrocínio de empresas como a Petrobrás e do governo da cidade de Maricá.

O atleta ainda tem muitos planos para o futuro e muitos campeonatos pela frente. Mas ele não deixa de agradecer pelas oportunidades que teve. “Me sinto como se tivesse agradecendo por tudo que esse esporte me proporciona e pretendo seguir ganhando sempre.”

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas

Matérias Relacionadas