Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Clube Naval de Charitas recebe a 22ª edição do Circuito Oceânico

Evento ocorrerá até domingo na Baía de Guanabara

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de junho de 2019 - 10:48
Evento vai até o domingo e conta pontos para o ranking nacional da Copa Brasil e ao ranking estadual
Evento vai até o domingo e conta pontos para o ranking nacional da Copa Brasil e ao ranking estadual -

Por Rennan Rebello

Começa nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi, e vai até o domingo, dia 23, a 22ª edição do Circuito Oceânico de Niterói, evento aberto aos Veleiros de Oceano realizado pelo Clube Naval de Charitas, em Niterói. A competição conta pontos para o ranking da Federação Estadual de Vela do Rio de Janeiro e também a Copa Brasil da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), definindo os melhores do ano em cada classe e o barco do ano.

O evento é aberto para as classes IRC, ORC e RGS e conta ainda com inscrições abertas até às 10h de hoje que podem ser feitas através do link: encurtador.com.br/mFOVZ. A previsão é de seis regatas ao longo do feriado sempre começando às 12h e com confraternização após as mesmas na sexta-feira, sábado e no domingo.

Serão homenageados dois grandes comandantes que tiveram participação importante na história do Clube Naval de Charitas e no iatismo brasileiro, o comandante Érico e o comandante José Fernando Ermel.

“São esperados entre 35 e 50 barcos e cerca de 300 velejadores. Já temos 27 confirmados.Fazem parte do Circuito as regatas Comandante Érico e Comandante Ermel que homenageiam dois importantes oficiais da Marinha, que contribuíram sobremaneira para a vela no Brasil, como velejadores experientes, juizes de regata, instrutores de vela e de navegação, e principalmente fomentadores da cultura náutica. Estas regatas possuem premiação específicas, além de pontuarem para o Circuito”, declarou Rogério Albuquerque, organizador do torneio.

O evento terá a presença de importantes barcos que estiveram na disputa do Brasileiro de Vela de Oceano em Búzios da ABVO em abril como conta Adalberto Casaes, comodoro da ABVO e comandante do barco Maestrale, um dos principais barcos da temporada de 2018.

“Teremos presença confirmada do +Bravíssimo do Espírito Santo, um barco muito forte, barcos fortes de Charitas, nosso barco que era inicialmente do Naval de Charitas e depois fomos para o Iate Clube do Rio de Janeiro por facilidade pois moro no Rio. Teremos o Maximus, o Santa Fé, barcos de ponta que estarão na disputa fora o Saravah, o Angela que deve marcar presença assim como o Fire and Forget, o Esculacho e o Vesper. Todos com participações importantes no Brasileiro ABVO. É uma competição muito tradicional e importante na Vela de Oceano do estado e na pontuação para a Copa Brasil”, destacou Casaes.

Programação:

20 de junho: 9h às 11h - Inscrição e Registro 12h Regata Comandante Érico

21 de junho: 12h - Logo após regatas Regatas Confraternização no Bar da Praia, em Charitas. 22 de junho: 12h - Logo após a regata Regata Comandante Ermel Confraternização no Bar da Praia

23 de junho: 12 - Regata Logo após regatas Cerimônia de premiação. O Circuito Oceânico de Niterói tem a chancela da ABVO, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, da Confederação Brasileira de Vela, a CBVela, além da FEVERJ, Federação Estadual de Vela do Rio de Janeiro. O evento tem a organização do Clube Naval de Charitas.

Matérias Relacionadas