Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Dois jovens do Núcleo Esportivo da Universo disputarão Mundial Escolar

Os lutadores locais integram a delegação da CBDE

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de junho de 2019 - 11:44
Rannah Vitalino e Éric Lemos treinam taekwondo e karatê, respectivamente, na Universidade Salgado de Oliveira, campus São Gonçalo
Rannah Vitalino e Éric Lemos treinam taekwondo e karatê, respectivamente, na Universidade Salgado de Oliveira, campus São Gonçalo -

O título do livro ‘Meninos da Rua Paulo’ que é um clássico da literatura húngara e que se passa em Budapeste, capital do país, poderia ser parafraseado para ‘Atletas da Rua Lambari’, onde está situada a Universidade Salgado de Oliveira (Universo), na Trindade. Isso porque a lutadora de taekwondo Rannah Vitalino, 16, e o lutador de karatê Éric Lemos, 16, que treinam no campus de São Gonçalo, desembarcaram na cidade onde se passa a história da obra literária do escritor Ferenc Molnár, para disputar o Mundial Escolar ‘ISF de Combate Games’ entre os dias 18 e 19 deste mês na Hungria.

Os lutadores locais integram a delegação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). “A expectativa é a melhor possível. Estou treinando muito forte esperando por essa oportunidade. Já tenho uma experiência internacional no ano passado quando lutei no Open (Aberto) da Argentina, em Buenos Aires, mas pela primeira vez irei para a Europa disputar um campeonato. Desta vez, irei sem a minha mãe que sempre me acompanha nos campeonatos para torcer por mim”, disse Rannah que é moradora de Itaboraí e deixou o ballet para migrar para a arte marcial sul-coreana a fim de se tornar taekwondista competidora.

“Eu fazia ballet quando tinha seis anos mas fui influenciada pelo meu pai a fazer esporte e acabei optando pelo taekwondo e estou muito feliz e tenho planos em fazer uma carreira na modalidade além de ter a pretensão de ser uma atleta da Marinha”, revelou a estudante/atleta que está no Núcleo Esportivo da Universo desde 2014.

Já Éric Lemos, para ingressar no mundo das artes marciais, teve a influência da cultura pop, como o filme ‘Karatê Kid’ que o incentivou a se desenvolver na categoria lecionada pelo ator Pat Morita (Sr. Miyagi) no cinema e assim como o personagem mantém a calma na hora de lutar.

“O karatê surgiu na minha vida como forma natural, eu assistia na TV filmes como ‘Karatê Kid’ e acabei tendo um interesse em seguir neste esporte, no qual me adaptei e acabou se tornando um estilo de vida. É claro que vou a todas competições para ganhar o título, mas não é apenas isso que importa para mim, pois penso muito além da competitividade. Quando estou lutando, procuro sempre me manter calmo para evitar frustrações e valorizar a estratégia”, comentou Éric que estuda no Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara desde os 12 anos e vive entre as cidades de São Gonçalo e Maricá.

Em paralelo ao esporte, o jovem karateca pensa em seguir carreira também fora do tatame, contudo, sem deixar para trás a sua paixão desportiva de origem japonesa. “Eu me interesso muito em cursar Engenharia Aeroespecial, apesar de saber que é um curso diferente, porém, penso em estudar até fora do país se for para seguir este caminho. No entanto, nunca vou parar de treinar porque me vejo sempre praticando karatê, pois há um ditado que diz que karatê é como água quente, se parar o foco, a água esfria. Além disso, o karatê é meu hobby do qual levo muito a sério”, finalizou.

Matérias Relacionadas