Copa Mestre Célio Caneca promove inclusão na Universo

Torneio acontece em parceria com o projeto 'Vencedores em Cristo'

Enviado Direto da Redação


Por Karolina Mello*


Na manhã deste domingo (16), foi realizada a Copa Mestre Célio Caneca, no ginásio poliesportivo da Universo, na Trindade, em São Gonçalo. O torneio, uma parceria do núcleo esportivo da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) com o projeto “Vencedores em Cristo”, reuniu dezenas de atletas do jiu jitsu em uma competição acirrada. 


Diversas igrejas de São Gonçalo, Niterói e região realizam o projeto em várias comunidades, com alunos de 4 anos até a maioridade. O torneio visa arrecadar fundos para o sul americano kids, que acontece nos dias 20 e 21 de julho, no Tijuca Tênis Clube, na Tijuca, Rio de Janeiro.


Além disso, a Copa é uma oportunidade de inclusão para pessoas com deficiência, já que competem atletas com síndrome de down, paraplégicos, deficientes visuais, autistas e crianças hiperativas. Alguns, inclusive, competem em categorias normais, para pessoas sem deficiência.  


“Já estamos com 65 atletas inscritos, graças as três edições do torneio aqui na Universo, que empresta o ginásio sem custos. Também arrecadamos mantimentos para cestas básicas durante o torneio, que são doadas para os atletas mais carentes”, contou Marco Barros, professor do projeto.


Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Veja também