Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9551 | Euro R$ 5,3674
Search

Projeto socioesportivo de São Gonçalo lança livro sobre time de jogadoras de futebol

Obra traz relatos do 'Karanba' que jogou na Noruega em 2018

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de junho de 2019 - 12:34
Imagem ilustrativa da imagem Projeto socioesportivo de São Gonçalo lança livro sobre time de jogadoras de futebol

Por Rennan Rebello

O futebol, além de ser uma paixão que move milhões de adeptos, também serve como ferramenta em prol da inclusão. E com este intuito, o Projeto Karanba, segue mantendo suas atividades aliando a educação com o esporte em sua sede, no bairro de Vista Alegre, em São Gonçalo. E na tarde de ontem, o espaço que abriga a iniciativa promoveu o lançamento do livro ‘Jornada da Vida’ , que conta a história de 12 alunas que tiveram a chance de viajar e jogar na Noruega. Os exemplares foram distribuídos gratuitamente.

“Eu nunca imaginei que um dia a minha história seria contada em um livro. Esta viagem foi uma experiência inesquecível para mim. Foi uma experiência que me agregou muito valor. Lembro que na época, tive que conseguir liberação do trabalho para conseguir viajar, mas tudo valeu a pena”, disse Geovana Ribeiro, de 19 anos, que atualmente intercala sua jornada de trabalho em uma clínica Alcântara com seus estudos no Ensino Médio. E por este motivo ela está afastada do futebol, porém, vislumbra um retorno em breve aos gramados.

O fundador do Karanba, o ex-jogador de futebol norueguês, Tommy Nilsen, também marcou presença na celebração e revelou que a série ‘Jornada’ será uma trilogia.

“O segundo livro se chamará ‘Jornada de Sucesso’ que contará histórias de ex-alunos do Karanba fora de nosso projeto. E como eles, conseguiram se inserir no mercado de trabalho. Já o terceiro será a ‘Jornada do Amor’, que narrará um pouco da minha trajetória e de como eu encontrei uma causa para lutar após minha aposentadoria, que é em promover a inclusão social através do futebol”, explicou Nilsen, que vive no Brasil há 15 anos e encerrou sua carreira após fraturar o joelho.

A escolha da data do lançamento da obra para acontecer em plena quinta-feira não foi em vão, visto que a data coincidiu com o jogo da seleção brasileira feminina no Mundial na França. A partida foi exibida na sede do projeto e apesar da derrota das brasileiras por 3 a 2 para a Austrália na 2ª rodada da fase de grupos, este revés não tirou o brilho da festa, que ainda contou com uma exposição de fotos das meninas de São Gonçalo e região, em solo norueguês.

Experiência internacional - A partida amistosa que as ‘gurias’ do Karanba disputaram contra uma equipe norueguesa, em 2018, aconteceu durante o evento ‘Omkampen’, na cidade de Oslo. As meninas fizeram a preliminar antes do jogo principal entre ex-jogadores brasileiros e noruegueses, que fizeram uma espécie de reedição do confronto em que o Brasil perdeu para a Noruega por 2 a 1, na Copa do Mundo de 98, na França (mas em solo norueguês, a vitória foi brasileira por 3 a 0).

Matérias Relacionadas