Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

São Francisco vai sediar campeonato brasileiro de canoa havaiana

Cerca de 400 atletas vão participar da competição

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de abril de 2019 - 15:10
Mariana Florito, que é especialista em mídias digitais, se sagrou campeã estadual, municipal e do Festival Aloha Spirit Brasil
Mariana Florito, que é especialista em mídias digitais, se sagrou campeã estadual, municipal e do Festival Aloha Spirit Brasil -

A Praia de São Francisco, na Zona Sul de Niterói, ganhará um ‘colorido ‘especial a partir desta sexta-feira (19). Cerca de 400 atletas de diferentes estados brasileiros estarão distribuídos em 10 categorias, dando a largada para a etapa 2019 do Campeonato Nacional de Canoa Havaiana. De acordo com a Federação do Estado, que hoje possui mil e quinhentos remadores cadastrados, Niterói conta com mais de oito núcleos do esporte e cerca de oitocentos praticantes.

O campeonato conta com apoio da Prefeitura de Niterói, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer, e da Escola de Remo Niterói Hoe. Essa etapa do campeonato, também fará parte da seletiva para o Mundial de Velocidade, que ocorrerá no Havaí (EUA) em agosto de 2020, organizado pela Federação Internacional da modalidade.

A competição terá 12 raias com total de 500 metros de comprimento. Estas raias estarão posicionadas na Praia de São Francisco, dando oportunidade para que todos possam acompanhar as baterias e ter maior contato com o esporte. As disputas serão divididas em distâncias de 250m, 500m, 1.000m e 1.500m das 7h30 às 18h. Será a primeira vez no Brasil que uma raia será montada numa área de Baía para a realização de uma Etapa Nacional de Va’a (Canoa Havaiana). Duas etapas do campeonato nacional serão em Niterói.

Ao todo, são quatro etapas no calendário anual, duas delas vão ter como cenário as paisagens niteroienses. “O número de remadores da canoa dobrou nos últimos três anos, por ser um esporte praticado por pessoas de todas as idades, mesmo sem histórico de prática de atividades esportivas”, comemora o presidente da Federação do Estado do Rio de Janeiro e organizador do evento, Hélio Teixeira.

Os organizadores também ressaltam os cuidados com o meio ambiente: o evento não utilizará equipamentos que necessitem de instalação elétrica, hidráulica ou saneamento. Eles também realizarão a coleta seletiva dos detritos produzidos pelos participantes e visitantes, já que se trata de um esporte ecologicamente correto.

“Niterói tem as belezas naturais e também excelentes raias para a prática do esporte. Já se consagrou como cidade da Vela e agora abraça mais esse esporte que é a Canoa Havaiana. Nossas águas são perfeitas e favoráveis para a prática do esporte. Tanto é que das quatro etapas, duas serão realizadas na cidade que também deverá receber a final em Itaipu. É uma cidade esportiva e isso é muito bom”, comemora o secretário de Esporte e lazer, Luiz Carlos Gallo de Freitas.

Família - O esporte caiu nas graças da família Florito. Pai e filha, Franklin e Mariana Florito já colecionam títulos estaduais e brasileiros. “Eu fui ligada ao mar durante toda a minha vida. A canoa havaiana, no entanto, traz ensinamentos valiosos. Por ser uma prática coletiva, portanto, te faz aprender que fazer força sozinho não leva ninguém adiante. O cuidado e o respeito com o mar e meio ambiente são pontos muito importantes, pois ali passa a ser a nossa segunda casa. Fora, é claro, o bem-estar que é começar o dia em contato com a natureza”, afirmou Mariana.

Matérias Relacionadas