Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Praia de Icaraí, em Niterói, sedia Copa FutAlta

Evento acontece neste final de semana

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de março de 2019 - 11:45
O evento, realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói, chega à sua segunda edição
O evento, realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói, chega à sua segunda edição -

Neste final de semana, a Praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, receberá mais de 160 atletas de todo o Estado do Rio de Janeiro para a Copa FutAlta, que também é conhecido como Campeonato de Altinha e Futvôlei.

O evento, realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói, chega à sua segunda edição. A primeira, que aconteceu em novembro de 2018, também na Praia de Icaraí, foi um grande sucesso, e neste ano não será diferente. A competição, que acontece entre as ruas Belizário Augusto e Otávio Carneiro, terá início às 9h, e previsão de término às 19h.

O torneio também contará com diversas atrações, como futmesa, sorteios de tatuagens, passeio de bicicleta, dentre outras.

O que é - A Altinha surgiu nas areias da Praia de Ipanema, virou febre no Rio, e ganhou o Brasil. A atividade adaptou os fundamentos do futvôlei para a prática em círculo, sem determinando número de jogadores, mantendo a bola sempre no alto - daí a origem do nome. O objetivo da altinha é, sem usar as mãos, não deixar a bola cair. E fazer isso da maneira mais bonita possível. Vale aproveitar os ombros, a cabeça e os pés, em rápidas bicicletas e voleios. Uma das características mais legais da altinha é que não há uma competição entre os jogadores e sim um espírito cooperativo.

Onde praticar - Geralmente, a altinha é praticada à beira-mar e pode reunir gente de todas as idades, homens e mulheres. Afinal, nada melhor do que se exercitar e dar um mergulho no mar para refrescar. Como é preciso apenas uma bola de futebol (ou de futvôlei) e ao menos duas pessoas para começar a jogar, a roda pode ser realizada em outros lugares, como parques e até quadras.

Equipamento - Para jogar a altinha, apenas um equipamento é necessário: a bola. Qualquer tipo pode ser usado na brincadeira, mas a usada para o futvôlei é a mais indicada para quem deseja jogar com mais seriedade. Isso porque ela é feita com uma tecnologia que a deixa mais rápida, mais macia e menos contundente. Além disso, é totalmente impermeável. Mesmo molhada, ela não tem o peso alterado.

Matérias Relacionadas