Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Projeto ‘Karanba’ faz parceria com ONG pela educação em São Gonçalo

Futebol é utilizado como ferramenta de inclusão social

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de fevereiro de 2019 - 11:26
Socióloga Marilda Reciolino (esquerda) e Yasmim Nogueira, da ONG
Socióloga Marilda Reciolino (esquerda) e Yasmim Nogueira, da ONG -

Dentro de campo, o Projeto Karanba, de São Gonçalo, utiliza o futebol como ferramenta de inclusão social. E fora das quatro linhas, promove aulas de reforço escolar e cursos profissionalizantes em parceria com a ONG financiada por empresas norueguesas, DLW – Dream Learn Work.

O intuito da DLW dentro do Karanba é dar oportunidades aos jovens da região. Um dos exemplos é a estudante de Engenharia Elétrica, Yasmim Nogueira, 23, ex-aluna do projeto, que virou funcionária da DLW e agora coordena esse processo seletivo.

“Sempre percebi o Karanba como uma grande oportunidade de educação, além do futebol. Como profissional da DLW, reconheço - com ainda mais propriedade - a importância de iniciativas que apoiem o esporte, mas que tenham compromisso com a educação e a formação profissional”, pontua Yasmim

A cada seleção, dezenas de jovens são escolhidos para os cursos profissionalizantes e mais tantos outros participam das atividades diárias do projeto.

“Por mais encantador que o futebol seja, a carreira dentro de campo não pode ser a única opção desses alunos. Quando um jovem chega ao Karanba, ele ganha oportunidades que vão muito além da prática esportiva”, concluiu.

Histórico - Com 13 anos de existência, o Karanba é um projeto socioesportivo criado e comandado pelo ex-jogador de futebol norueguês Tommy Nilsen, que já atendeu milhares de crianças e adolescentes, com aulas de futebol nas categorias feminino e masculino, além de aulas de inglês e reforço em disciplinas em língua portuguesa e matemática.

Para quem quiser ingressar ao Karanba, e estar na faixa etária de 6 a 20 anos, basta comparecer na sede situada na Rua Cidade de Lisboa, no bairro de Vista Alegre. Os menores de idade deverão comparecer com o responsável.

Matérias Relacionadas