Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Futebol e fé juntos dentro de um mesmo 'campo'

Projeto de futebol entre igrejas chega em seu 9º ano

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 29 de janeiro de 2019 - 14:58
Atualmente o Clube Mauá, no Estrela do Norte, sedia torneio fut7 organizado pelo grupo evangélico
Atualmente o Clube Mauá, no Estrela do Norte, sedia torneio fut7 organizado pelo grupo evangélico -

Por Rennan Rebello

"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”. Esta passagem bíblica que está em Mateus (capítulo 5, versículo 9) pode servir como base para a ideologia da Copa Cristã Amigos & Irmãos Futebol Society, fundada em 2010, e que promove torneios entre igrejas de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Rio. Os organizadores buscam ir além da de uma simples confraternização, já que abrem espaço também para jogadores não evangélicos.

“Nosso propósito também é a evangelização e por isso, abrimos este espaço, desta maneira, cada equipe tem direito a ter no máximo quatro pessoas que não são de nossa religião, já que queremos um campeonato para fazer amigos”, explicou o presidente da organização, Júlio César Figueiredo, morador do bairro Mangueira.

Uma outra curiosidade do grupo é que em todos as disputadas chanceladas pela Copa Cristã, não é permitido o uso de palavrões, que são banais em partidas de futebol. O ‘infrator’ que utilizar palavras de baixo calão terá que pagar uma ‘prenda social’.

“Nosso ambiente é totalmente familiar e por isso, evitamos palavras de baixo calão para manter a boa conduta, pois há crianças e nossas esposas que vem confraternizar conosco. Como multa, a gente exige da pessoa 5 kg de alimentos não perecíveis por cada palavrão, e a gente faz doações a instituições de caridades como o Lar Samaritano (no Patronato), mas além disso, a gente faz outras doações e todos os jogadores prestigiam”, revelou Julio. Além dos campeonatos, o coletivo tem um programa na internet onde comentam as rodadas e é exibido na página do Facebook: @copa.crista.julio.

Aos interessados em saber mais sobre o projeto e os calendários dos jogos, basta acessar o site: www.copacrista.com.br.

Matérias Relacionadas