Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Grupo de escoteiros existe há dois anos em São Gonçalo

A filosofia pregada pelo grupo é de coletividade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de janeiro de 2019 - 12:27
Agrupamento de escotistas leva o nome de ex-prefeito que comandou a cidade por três vezes
Agrupamento de escotistas leva o nome de ex-prefeito que comandou a cidade por três vezes -

Por Rennan Rebello

Talvez poucos saibam que o nome do Estádio Caio Martins, em Icaraí, na ‘vizinha’ Niterói, seja em tributo a um jovem mineiro de 15 anos que foi escoteiro e morreu, em 1923, por ajudar a socorrer pessoas de um acidente, mesmo estando ferido, e também deve ser pouco provável que alguém pense que o escotismo possa servir como ferramenta socioesportiva. E em São Gonçalo, o Grupo Escoteiro 197º Joaquim de Almeida Lavoura, fundado há dois anos, no bairro Galo Branco, tem a filosofia que prega a coletividade. E também desenvolve habilidades que pode transformar o escoteiro, em um potencial atleta, no futuro.

“Normalmente as crianças já realizam o esporte e apresentam para o restante do grupo, mas também existem apresentações de profissionais aos escoteiros, como por exemplo, da corrida de orientação. Também temos ‘escotistas pontuais’ como é o caso do chefe André, que faz artes marciais”, disse o presidente do agrupamento e bombeiro Rodrigo Leite que revelou um programa de especialidades e competições entre grupos que acabam por estimular os escoteiros a ingressem em uma categoria esportiva.

“Quando um jovem pratica esporte, ele ganha um distintivo de especialidade que tem níveis de 1 a 3. Entre estes, há uma especialidade no âmbito esportivo, como judô e ginástica rítmica. E entre os grupos, há uma competição como o ‘Grande Jogo Regional Escoteiro’, que acontece anualmente no Rio, e há disputas como competição de nó, quem consegue correr mais rápido e subida em corda, em alguns casos há competição na náutica onde há corrida de vela e caiaque. No fim, o escotismo estimula o jovem a realizar esportes”, contou.

O que é escotismo? É um movimento voltado para crianças e adolescentes com a finalidade de formar cidadãos que sejam engajados com a comunidade, respeito ao meio ambiente e preocupação com o próximo além de desenvolver valências psicomotoras em suas atividades.

Aos interessados em conhecer ou entrar no grupo de escotistas gonçalenses bastam curtir a página oficial no Facebook: @197GE.

Matérias Relacionadas