Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2124 | Euro R$ 5,5606
Search

Geógrafo vai palestrar sobre a situação do futebol de clubes da região na Biblioteca Parque de Niterói

Evento vai ser na próxima quinta-feira (29)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de novembro de 2018 - 12:19
Orlindo que é geógrafo traz conceitos a fim de explicar a decadência do futebol do município
Orlindo que é geógrafo traz conceitos a fim de explicar a decadência do futebol do município -

Por: Rennan Rebello

O geógrafo Orlindo Farias, 22, é o pesquisador que mantém a página ‘Retratos do Futebol Fluminense’, no Facebook, onde se dedica a pesquisa das trajetórias de clubes da região. E na próxima quinta, ele irá apresentar a sua palestra: “Da Glória à extinção: o caso dos clubes e dos campos de futebol de Niterói”, na Biblioteca Parque, no Centro, às 17h. O evento faz parte do mês comemorativo aos 445 anos do município niteroiense.

“Trata-se de um evento aberto e gratuito, onde serão discutidos os fatores que esvaziaram os clubes e os torneios de futebol da cidade como a fusão dos antigos estados do Rio e da Guanabara, o interesse da população local pelos times cariocas, a expansão imobiliária e a violência urbana.”, explicou Orlindo que já foi tema de reportagem de O SÃO GONÇALO, em maio deste ano, em que falou sobre seu trabalho de pesquisa.

Como geógrafo e estudioso do futebol fora das quatro linhas, foi possível também mesclar conceitos geográficos para explicar a decadência do cenário boleiro na ‘cidade sorriso’.

“Muitas pessoas acham essa questão estranha, mas é possível criar uma ponte entre a geografia e o futebol. O futebol atrai olhares, é capaz de reunir grupos sociais de origens diversas. O espaço onde se pratica (estádio ou campo de várzea) movimenta a economia local, promove a socialização e muda a rotina das pessoas. Infelizmente, esse cenário está se modificando. O acesso às mídias digitais, o desaparecimento dos campos por conta das reformas no espaço urbano, o nível técnico dos times e os altos índices de violência (especialmente nas periferias) contribuiu para a evasão dos torcedores”, disse Orlindo, que também pensa em publicar um livro para somar a tantos outros de seu acervo, onde o futebol sempre é o protagonista.

Para quem quiser contratar uma palestra ou apenas queira conversar com Orlindo, basta enviar um e-mail para: ofarias@id.uff.br.

Matérias Relacionadas