Cinema e futebol na Copa
Filmes que foram exibidos nas últimas oito edições do Cinefoot serão reeditados no CCBB Rio

Por Rennan Rebello
Os ‘torcedores cinéfilos’ no período da Copa do Mundo na Rússia terão um motivo especial para saciarem a ‘sede’ por futebol no cinema, já que o Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro do Rio, entre os dias 28 de junho à 15 de julho, exibirá produções que estiveram em cartaz nas últimas oito edições anuais do Cinefoot - tradicional festival que mescla a sétima arte com o esporte mais popular do mundo.
“Será uma ‘coletânea’ do que já exibimos até o momento. Serão três semanas com 11 filmes em cartaz, sendo sete nacionais como o documentário ‘Bahêa Minha Vida’, e cinco internacionais, como o “Campinho”, uma ficção russa dirigida por Eduard Bordukov, que esteve no Cinefoot e levou o trófeu de melhor longa-metragem no ano passado”, explicou Antonio Leal, um dos idealizadores do festival, que é pioneiro no segmento na América Latina. Em 2017, houve uma homenagem à Rússia por ser o país sede da Copa deste ano. Na ocasião, o cônsul geral da Rússia no Rio de Janeiro, Vladimir Tokmakov, esteve presente para prestigiar o evento.
Com o sucesso, houve a ideia por parte dos realizadores em organizar uma mostra cinematográfica em solo russo durante o Mundial, mas as chances de acontecer ainda são remotas. “Estamos tentando alguma coisa, mas não tem nada certo. Dependemos do governo brasileiro para promover a nossa cultura em país estrangeiro, mas estamos lutando para fazermos algo por lá”, explicou Leal. Para a próxima edição do Cinefoot, que homenageará os 60 anos da conquista do primeiro título da Seleção Brasileira em mundiais, em 1958, na Suécia, as inscrições para filmes que tenham o futebol como temática estão abertas até o dia 14 de junho e podem ser realizadas através do site: www.cinefoot.org
.