Gonçalenses criam o projeto ‘A Baliza é Tua’ escola para goleiros com sede em Portugal

A escola de 'guarda-redes' também tem apoio governamental português

Escrito por Redação 09/03/2018 12:53, atualizado em 09/03/2018 12:51
Leonardo treina com os ‘miúdos’ em Portugal
Leonardo treina com os ‘miúdos’ em Portugal . Foto: Divulgação

Por Rennan Rebello


A vida no futebol é recheada de reviravoltas e nem sempre um jogador consegue sucesso na carreira - ainda mais jogando no gol - que é uma das posições mais ingratas em um time. Este foi o caso do gonçalense Leonardo Amorim, 42, que tentou ser o dono da meta no Fluminense, América e Friburguense, mas não conseguiu êxito. Ao contrário de seu amigo Hélton, também criado em Alcântara, que foi ídolo no Vasco e Porto, como goleiro.



Em 2012, eles contaram com a ajuda de dois amigos da região, Sérgio Antunes e Carlos Moura, para fundar o projeto, sem fins lucrativos, ‘A Baliza é Tua’, com o intuito de aprimorar a performance dos jovens de 8 a 20 anos para atuarem como guarda-redes (goleiro para os portugueses).



“O Hélton, quando estava prestes a parar de jogar, teve a ideia de montar algo para ajudar os miúdos (meninos) em melhorar seu desempenho como goleiro. Ele entrou em contato para trabalharmos nessa iniciativa que deu certo. Hoje, temos cerca de 40 atletas. A Câmara de Vila Nova de Gaia, cidade próxima ao Porto, abraçou a causa e ajuda com custos de campo, hotel e alimentação. Há alguns ex-alunos em clubes lusitanos como o Boavista e Braga”, disse Leonardo.



Atualmente Leonardo vive em Niterói, mas viaja sempre para Portugal. Em maio ele fará uma atividade no Barreto, bairro onde reside. “Nos dias 5 e 12 de maio realizarei uma clínica para goleiros de 8 a 15 anos no Campo dos Fanáticos. A inscrição é de R$ 70, que será convertida em lanches e uniformes. As vagas são limitadas a 20 inscritos”, explicou.



Quem se interessar basta entrar em contato através dos seguintes telefones: (21)97077-8061 (Lucio) ou (21)97959-2329 (Leonardo).

/Leonardo treina com os ‘miúdos’ em Portugal
Leonardo treina com os ‘miúdos’ em Portugal . Foto por Divulgação
/Leonardo ajudou a criar o projeto junto com o Hélton, ex-goleiro do Vasco
Leonardo ajudou a criar o projeto junto com o Hélton, ex-goleiro do Vasco . Foto por Divulgação

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas