Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Coletivo organiza clube de xadrez em Neves

Enxadristas formaram o grupo para popularizar o esporte em SG

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 07 de março de 2018 - 11:09
Enxadristas  formaram o ‘Grupo Xadrez de Rua’ para popularizar o esporte de tabuleiro em São Gonçalo
Enxadristas formaram o ‘Grupo Xadrez de Rua’ para popularizar o esporte de tabuleiro em São Gonçalo -

Por Rennan Rebello

O xadrez é um esporte que além do caráter competitivo tem um viés para estimular o intelecto. Em São Gonçalo, o ‘Grupo Xadrez de Rua’ tem como missão disseminar a prática do jogo em locais públicos. Todas as quintas, das 17h às 22h, os enxadristas gonçalenses se reúnem na praça de alimentação do Carrefour, em Neves.

“É fundamental dizer que o xadrez é universal e de fácil acesso, podendo ser praticado em praças, praia e bares, bastando apenas duas pessoas que conheçam as regras e um tabuleiro. O objetivo principal é democratizar o esporte. Tanto que pessoas de todos os níveis são aceitas e participam dos jogos ensinando, aprendendo ou competindo. E, também há jogadores que objetivam disputar torneios. Nosso grupo já conta com alguns membros federados”, explicou Roger Soriano, um dos idealizadores da iniciativa.

O projeto, que surgiu em 2016, também conta com professores que pensam em utilizar o jogo de tabuleiro em suas unidades de ensino.

“Dentre os membros, temos alguns que são professores que atuam em suas escolas em projetos de ‘Xadrez Escolar’, buscando sempre inserir o esporte como efetiva ferramenta pedagógica, incentivando a inserção social, o aprimoramento cognitivo e a prática do silêncio e da disciplina, inerentes ao jogo de xadrez”, afirma Soriano.

Para quem quiser saber mais sobre a iniciativa ou como se tornar um integrante do grupo, basta acompanhar ou entrar em contato através da página oficial no Facebook: @xadrezderuasaogoncalo.

Matérias Relacionadas