Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

3ª edição da Copa das Comunidades começa neste domingo

Competição reúne 16 equipes no campo do 12º BPM

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de novembro de 2017 - 09:53
 Competição vem para revelar craques por meio do futebol e promover a integração entre desportistas de várias comunidades dos municípios
Competição vem para revelar craques por meio do futebol e promover a integração entre desportistas de várias comunidades dos municípios -

Por Sérgio Soares e Renê Santos

A bola vai rolar! O pontapé inicial da 3ª edição da Copa das Comunidades, categoria Sub-17, será dado amanhã, a partir das 8h. No total, 16 equipes de localidades de São Gonçalo, Niterói e Itaboraí, estão divididas em quatro grupos. O primeiro de cada grupo segue para etapa seguinte, de “mata-mata”. Os jogos serão sempre aos domingos, no Campo do 12º Batalhão da Polícia Militar (Niterói), no Centro. O local, inclusive, foi sede das duas primeiras edições.

Reconhecida regionalmente nos contextos político, social e esportivo, a competição foi criada a partir da união entre representantes de algumas comunidades carentes de São Gonçalo e Niterói. O principal objetivo é promover a integração dessas comunidades através do esporte e, claro, descobrir talentos para o futebol, afinal, muitos craques brasileiros saíram de favelas do Rio e Grande Rio. Além disso, proporciona uma visibilidade maior para comunidades carentes.

Ao todo, 320 jovens oriundos de várias favelas, principalmente negros, vestem camisas de equipes que, na maioria das vezes, levam o nome da comunidade. A partir do sucesso da Taça das Favelas no Rio, a dificuldade financeira para participar foi primordial para o surgimento da Copa das Comunidades para equipes da Região Metropolitana.

“Nossa ideia foi trazer para o lado de cá da Baía de Guanabara, uma competição qualificada. Para participar da Taça das Favelas gastávamos muito dinheiro e ficou inviável”, revelou Willian Barros, um dos diretores da competição.

Matérias Relacionadas