Referência no ensino de lutas, gonçalense dá aula de jiu-jitsu em exército árabe
Rodrigo Barboza dá aulas de jiu-jitsu para soldados nos Emirados Árabes, onde vive atualmente

Por Rennan Rebello
No ‘mundo da luta’, os atletas são idolatrados por milhares de fãs e nem sempre os professores que formam os lutadores são lembrados. No entanto, este não é o caso do gonçalense Rodrigo Barboza, de 34 anos, que já foi campeão mundial de jiu-jitsu em 2013 e, agora, se dedica à arte de ensinar. A didática aplicada por Rodrigo aos seus alunos o fez ser referência na área e, em 2016, por intermédio do seu mestre, Roberto Côrrea, o Gordo. Ele foi convidado para morar e trabalhar como professor de jiu-jitsu no Exército dos Emirados Árabes. “Apesar de gostar muito de competir, aprendi a ter uma visão ampla e visionária do jiu-jitsu. Sou capaz de enxergar talentos e preparar qualquer um para seguir no meio. Inclusive, eu dei aula por seis anos para os oficiais do 7º BPM (São Gonçalo)”, explicou Rodrigo, que é primo do lutador de MMA, Rafael dos Anjos.
No Exército dos Emirados Árabes, ele dá aulas para mais de 200 militares. “Eu trabalho na área de recrutamento e leciono para mais de 200 soldados. O país é novo, tem um pouco mais de 40 anos e o povo não tem tanto hábito de praticar esportes e o jiu-jitsu é ideal por aprimorar as competências físicas e por focar também na disciplina. Por isso, a modalidade é respeitada e obrigatória para que os recrutas possam se formar e os militares possam subir de patente”, disse.
No futuro, Rodrigo pensa em formatar algum projeto em solo brasileiro, similar ao que pratica no Oriente Médio. “Superei minhas limitações e tudo que tenho devo ao jiu-jitsu, que é a minha vida. Um dia, se eu voltar ao Brasil, tenho planos bacanas para contribuir da melhor forma possível. A minha pedagogia é o jiu-jitsu. Estou amadurecendo a ideia de firmar uma parceria a fim de promover intercâmbios, com um amigo que dá aula em Alcântara. Mas ainda não tem nada concreto”, finalizou.