Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6908 | Euro R$ 6,2149
Search

Não é a Alemanha! Time de São Gonçalo bate adversário, por 20 a 1

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 28 de junho de 2016 - 16:57
Imagem ilustrativa da imagem Não é a Alemanha! Time de São Gonçalo bate adversário, por 20 a 1

Por Rennan Rebello e Marcos Vinicius Cabral

Com uma goleada de 20 a 1 sobre o Milan, pela segunda rodada da Liga Bronze, no Campo do São Birita, na Parada 40, o Grêmio Futebol Clube de São Gonçalo segue sendo o time de sensação dos campeonatos de Futebol de Cinco da cidade. Comandados pelo técnico e professor de Educação Física, Renan Martins, 31, este ano o Grêmio já venceu a Copa São Tarcísio e a Copa David. Atualmente, os 'guris' gremistas-gonçalenses também disputam a Copa Régis de Futsal, onde se classificaram para as quartas de finais.

Renan conta que sofreu muito com a derrota de 7 a 1 para Alemanha, na Copa do Mundo de 2014, e resolveu reativar um antigo projeto, o Grêmio de São Gonçalo, que estava há cinco anos sem disputar jogos. "Fiquei revoltado, como a maioria do povo brasileiro, após o vergonhoso resultado e resolvi retomar o projeto do Grêmio. Quero ensinar as crianças e jovens de como um jogador deve se comportar dentro e fora de campo", disse o treinador, um apaixonado por futebol.

O Grêmio FCSG voltou à ativa em janeiro e desde então mantém uma incrível regularidade, com 24 vitórias, e apenas uma derrota, numa disputa de pênaltis. Além do prazer de jogar futebol, os atletas do Grêmio contam que se divertem nos encontros semanais entre eles. "Jogar no Grêmio para mim significa finais de semanas alegres e divertidos", revela Israel, de 16 anos, pivô do time tricolor gonçalense. 

Mas a vida dos comandados de Renan não se restringe a só correr atrás da bola. De olho na formação da cidadania e no futuro deles fora das quatro linhas, o treinador exige de seus atletas uma vida estudantil impecável, paralelamente ao bom desempenho nas quadras e campos. "Quem quiser jogar aqui no Grêmio, tem primeiro que estar estudando. E se dedicando, pois não pode estar em recuperação", diz o rigoroso 'professor', que acumula ainda a função de presidente do clube.

Feliz com os resultados, Renan, diz que a única 'dor de cabeça' tem sido na hora de escalar o time. "São muito obedientes, leais, seguem à risca o que peço e dão a vida dentro de campo", afirma. Ele destaca que mesmo vencendo o Milan de goleada, os jogadores faziam os gols e iam buscar a bola dentro da rede adversária, já com um placar elástico.

Para o sucesso do Grêmio vale destacar, também, o trabalho dos outros integrantes da comissão técnica, que ainda conta com Antônio Chaves (preparador de goleiros) e Sandro Nascimento (diretor de imprensa). Além da classificação para as quartas de finais da Copa Régis de Futsal e da disputa da fase de grupos da Liga Bronze do Futebol de Cinco, a equipe já disputou outras três competições esse ano, conquistando o título em duas delas. 

Apesar de todo o sucesso, o projeto do Grêmio Futebol Clube ainda é bancado somente com recursos próprios dos envolvidos. "Precisamos de ajuda para continuar realizando os sonhos desses garotos. Potencial, superação e bola eles têm de sobra. Seria fundamental a participação de algum empresário ou instituição para a continuidade desse projeto", faz um apelo o presidente, treinador e professor dos 'guris' gonçalenses. 

Matérias Relacionadas