Footpaz: time que reúne esporte e muita amizade

Como toda molecada, os primeiros contatos com a bola começaram na rua. Eram jovens que se reuniam todo fim de tarde na rua para disputa de um "racha". A partir daí que Wiliian da Cunha, Mario Pão, Nelson "gato" e Charles Rodrigues tiveram a ideia de reunir a galera. EM 1987, passaram a disputar suas partidas no tradicional Campo do Orleans, no Gradim. Jovens entre 16 e 18 anos chegaram vestidos com a camisa do Flamengo e deram o nome do time de "Footpaz".
Habilidosos, raçudos, passaram a disputar amistosos e venciam todos os seus adversários. Foi aí que em 1988, surgiu a oportunidade do "Footpaz" disputar um campeonato federado. O Gonçalense. O presidente do Náutico-SG, convidou os jovens para representar a equipe de juniores do time. Logo na estreia, o Náutico/Footpaz goleou o atual campeão da época, o Beira-Rio, por 4 a 1. Em seguida, foram campeões do primeiro e segundo turno. Na grande final, empataram com o Grêmio do Jardim Catarina e venceram nos pênaltis, sagrando-se campeões invictos.
E não parou por aí. Viajaram pelo Estado do Rio atrás de amistosos, e permaneciam imbatíveis. Mas, a idade foi chegando, e com ela as responsabilidades, família, trabalho... E hoje o grupo de amigos se reúne todas as terças-feiras, no Campo do (....), onde lembram de histórias, brincam, dão risadas, e após a "pelada", sempre tem aquela "cervejinha".
Alguns membros do grupo costumam contar uma história engraçada e difícil de esquecer. Um dos diretores, Willian, contou que uma ocasião, foram disputar um amistoso em Rio Bonito. Golearam o time local e no retorno foram parados pela Polícia Rodoviária. Estavam em uma Kombi, com excesso de passageiros. O agente solicitou a a documentação do veículo, mas o condutor havia esquecido o registro. Foi aí que um dos integrantes saiu da Kombi e disse "sou da casa". Na época, ele era soldado da Marinha, mas nada influenciou na decisão de apreender o veículo irregular. Mas, quando surgiu um "agrado" no meio de tanta conversa, foram liberados e seguiram viagem com a garantia de que não seriam mais "incomodados" no trajeto até São Gonçalo.
E o "Footpaz" tem um pai e filho atuando juntos. Jairo Fernando, 48 anos, ponta-direita habilidoso, na época se destacava e chegou a treinar no Botafogo-RJ. Como não teve sorte, acabou reencontrando os amigos e hoje trouxe consigo seu filho, Jesse Jackson, de 18 anos, que coincidentemente, é o mais novo integrante do grupo.
Além da habilidade exibida com a bola, Jairo é pagodeiro e "rimador" do grupo. Todas as vezes que o grupo se reúne, ele toca cavaquinho e anima os churrascos da galera. E a diversão é garantida!