Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5037 | Euro R$ 6,3397
Search

Futebol de mulheres fecha primeira temporada do Podcast Futebóis, do Museu do Futebol

Quinto e último episódio trata das dificuldades históricas do futebol feminino no Brasil e fala, sobretudo, das grandes conquistas recentes da modalidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 28 de dezembro de 2022 - 15:50
Podcast Futebóis, produção em parceria com a Central 3
Podcast Futebóis, produção em parceria com a Central 3 -

Para fechar o ano com chave de ouro, o Museu do Futebol, instituição do Governo do Estado de São Paulo, lança o quinto e último episódio da primeira temporada do Podcast Futebóis, produção em parceria com a Central 3. E o tema não poderia ser diferente: Futebol de mulheres. O episódio já está disponível nas principais plataformas e pode ser acessado através deste link.   

O episódio, que tem 30 minutos de duração, começa com uma grata lembrança: o histórico segundo lugar do Brasil na Copa do Mundo de 2007, na China. Com este pontapé inicial, a produção traz um pouco do contexto da modalidade, com seus desafios, e abre espaço para questionar e debater o desenvolvimento do futebol feminino no país, que chegou a ser proibido por 40 anos, mas que tem tido grandes e relevantes conquistas recentemente.  

“Essas mulheres, as pioneiras, se tivessem um calendário como o que a gente tem hoje, as condições que se tem hoje, arriscaria dizer que é muito provável que a gente teria tido resultados muito mais consistentes em nível mundial. Eu espero que muitos dos nomes que chegam agora, as meninas que estão começando a ter oportunidades em escolinhas e espaços para elas, que elas possam conhecer as histórias dessas mulheres e se espelhar. Saber que as pioneiras também fazem parte desse futuro que se escreve, que a gente começa a desenhar”, pontua o jornalista Rafael Alves. 

Além disso, o episódio ainda debate o que os próximos anos podem reservar para o futebol feminino no Brasil, que vem em uma crescente e que terá pela frente uma Copa do Mundo em 2023, com potencial para bater recordes financeiros, de audiência e outros no mundo todo.  

Por fim, o episódio faz parte também de uma política do Museu do Futebol de fortalecer a modalidade, com exposições como “Visibilidade para o Futebol Feminino”, em 2015, e “Contra-Ataque”, em 2019, que visavam tornar mais conhecida e acessível a história das mulheres que lutaram para que o futebol hoje também seja delas, investindo na digitalização de acervos históricos. 

Este é o último episódio da primeira temporada do Podcast Futebóis. O primeiro falou sobre Diversidade em Campo, enquanto o segundo se debruçou sobre modernismo e futebol, o terceiro, sobre o futebol de amputados, e o quarto sobre futebol de várzea.  

SERVIÇO   

Podcast Futebóis - acesse aqui 

Matérias Relacionadas