Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5462 | Euro R$ 6,4097
Search

Holanda e Senegal se classificam para as Oitavas da Copa do Mundo

As seleções européia e africana venceram Catar e Equador, respectivamente

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 29 de novembro de 2022 - 18:14
Holanda e Senegal se classificam para as Oitavas da Copa do Mundo
Holanda e Senegal se classificam para as Oitavas da Copa do Mundo -

Nesta terça-feira (29), a Holanda se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo vencendo o Catar por 2 a 0. A seleção europeia chega à fase eliminatória como primeira colocada do Grupo A. 

Na partida, o time do técnico Louis Van Gaal conseguiu marcar seu gol aos 26 minutos, numa jogada individual de Cody Gakpo. O atacante do PSV (Holanda) passou pela defesa catari e chutou no cantinho, encaminhando a vaga nas oitavas de final.

Gakpo teve outra oportunidade aos 40 minutos, quando dominou e girou dentro da área, chutando por cima da meta de Barsham. Já no segundo tempo, as falhas da defesa catari ficaram ainda mais evidentes, logo aos 3 minutos do 2º tempo, num cruzamento para a área, a zaga cortou de cabeça para trás, Memphis Depay chutou, o goleiro Barsham rebateu e Frenkie De Jong, meia do Barcelona (Espanha), completou para as redes, aumentando para 2 a 0.

Depois disso, a rotação da partida diminuiu muito. As duas equipes ficaram apenas esperando o tempo passar, frustrando o público de 66.784 pessoas. 

Como era esperado, a Holanda, com 7 pontos, foi a líder do Grupo A, e volta a campo no sábado (3) a partir das 12h (horário de Brasília) para medir forças com o segundo colocado do Grupo B (ainda a ser definido).

A Holanda se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo vencendo o Catar por 2 a 0
A Holanda se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo vencendo o Catar por 2 a 0 |  Foto: Divulgação
  

Com homenagem a ídolo, Senegal bate Equador por 2 a 1

A Seleção de Senegal também garantiu uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo, derrotando o Equador por 2 a 1 no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. 

A vitória deu aos campeões africanos o segundo lugar da chave, com seis pontos, um atrás da Holanda. Desde a estreia em Mundiais, na edição de 2002, no Japão e na Coreia do Sul, os senegaleses não chegavam ao mata-mata. Na ocasião, a seleção caiu nas quartas de final (oportunidade na qual o atual treinador, Alliou Cissé, era o capitão). De lá para cá, o país também esteve na Copa da Rússia, há quatro anos, eliminado na fase de grupos por ter mais cartões amarelos que os japoneses.

Um dos heróis daquela campanha de 2002, aliás, foi homenageado no jogo desta terça. Autor do primeiro gol senegalês em Copas, na vitória por 1 a 0 sobre a França, Papa Bouba-Diop faleceu há exatamente dois anos, vítima da esclerose lateral amiotrófica (ELA). Nas arquibancadas, torcedores dos Leões de Teranga pintaram as costas com o número do ex-meia, o 19. Na braçadeira do zagueiro e capitão Kalidou Koulibaly também constava o número 19.

Precisando vencer para se classificar, Senegal iniciou o jogo subindo as linhas e marcando presença no campo do Equador. Aos sete minutos, a equipe africana deu o primeiro susto, com Boulaye Dia aparecendo pela direita às costas do zagueiro Félix Torres. O atacante recebeu do lateral Youssouf Sabaly na área e bateu cruzado, próximo à trave direita. 

A insistência foi premiada aos 41 minutos. Lançado na esquerda pelo lateral Abdou Diallo, em rápida cobrança de falta, Sarr aproveitou falha de Preciado ao tentar cortar a bola, entrou na área e foi atropelado pelo zagueiro Piero Hincapié. O próprio meia converteu a penalidade, deslocando o goleiro Hernán Galíndez e abrindo o placar em Doha.

Já no segundo tempo, as entradas do meia Jeremy Sarmiento e do volante José Cifuentes deixaram o Equador mais agressivo. Diferentemente do primeiro tempo, os sul-americanos trocavam passes com pressa, mas com dificuldades para chegar à área. A solução acabou sendo a bola parada. Aos 21 minutos, após cobrança de escanteio de Gonzalo Plata, pela direita, o também atacante Moisés Caicedo apareceu livre, na segunda trave, para desviar uma cabeçada de Torres na pequena área e deixar tudo igual

Os senegaleses, porém, levaram três minutos para responder. O meia Gana Gueye cobrou falta da intermediária, pela esquerda, a bola desviou na coxa do atacante Enner Valencia (ironicamente, o artilheiro equatoriano no Mundial) e sobrou para Koulibaly concluir e recolocar os africanos à frente. O primeiro gol do zagueiro do Chelsea (Inglaterra) em 68 jogos pela seleção.

Nos acréscimos, os equatorianos foram para o abafa com bolas levantadas na área, mas sem sucesso, para explosão da torcida africana em Doha ao apito final. 

Nas oitavas, Senegal terá pela frente o líder do Grupo B, que reúne Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales. A partida será no domingo (4), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Al Bayt, em Al Khor.

A Seleção de Senegal também garantiu uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo, derrotando o Equador por 2 a 1
A Seleção de Senegal também garantiu uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo, derrotando o Equador por 2 a 1 |  Foto: Divulgação
  

Matérias Relacionadas