Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

CBF divulga áudio do VAR de lances de Fluminense e Fortaleza

Pênalti marcado no segundo tempo foi questionado por equipe cearense

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de agosto de 2022 - 16:51
Os dois gols do tricolor carioca foram analisados pela arbitragem em vídeo
Os dois gols do tricolor carioca foram analisados pela arbitragem em vídeo -

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta (18/08), os áudios da cabine do VAR durante alguns lances da partida entre Fluminense e Fortaleza, que aconteceu na última quarta-feira (18/08), no Maracanã. O tricolor carioca acabou classificado para a próxima etapa da Copa do Brasil com o empate de 2 a 2 na partida. O placar agregado foi de 3 a 2.

Um dos lances comentados nos áudios é o pênalti marcado no atacante Matheus Martins, marcação polêmica que resultou no primeiro gol da equipe carioca no jogo. Aos 14 minutos do segundo tempo, o jogador do Fluminense foi derrubado pelo lateral do time cearense Emanuel Brítez. Inicialmente, o juiz Wilton Pereira Sampaio entendeu como apenas uma falta. Contudo, após analisar o lance, o VAR decidiu que o lance aconteceu dentro da área e marcou pênalti. A decisão foi bastante questionada pelo Fortaleza. Paulo Henrique Ganso fez a cobrança e marcou o gol.

No áudio, é possível ouvir o comandante da mesa de arbitragem em vídeo Pablo Ramon Goncalves Pinheiro relatando a checagem da jogada. "Preciso do ponto de contato e depois vou dividir a tela, tá? Vamos frame a frame. Para. Esse é o momento do contato. Mais um para frente, mais um para trás. Esse não tem contato. Contato é canela no pé. Mostra o outro. Esse é o contato. Wilton, Pablo falando. Revisão factual. A falta acontece sobre a linha. Dentro da área, penal, ok?", alerta o árbitro de vídeo. Wilton pergunta: "A falta foi clara, né?". O auxiliar do VAR, Flavio Gomes Barroca, responde: "Falta claríssima".

Outro momento do jogo analisado no registro é o segundo gol tricolor, marcado pelo centroavante Germán Cano aos 26 do segundo tempo. "Vamos frame a frame. Esse não tem contato pelo 3A, esse tem contato pela 3B. Pela [câmera] invertida também é mais claro" informa Pablo, enquanto analisa as linhas traçadas na projeção digital para identificar se houve impedimento. "Wilton, gol checado e gol confirmado. As duas posições legais", confirma, enfim , o árbitro de vídeo.

A suposta falta não marcada em Jhon Arias, do Fluminense, na jogada aos 11 minutos do primeiro tempo que ocasionou no primeiro gol do clube cearense, não chegou a ser inspecionado pelo VAR.

As próximas partidas de ambos os clubes acontece neste fim de semana, ambas pelo Campeonato Brasileiro. No sábado, às 19h, o Fluminense enfrenta o Coritiba, no Maracaná. Já no domingo, o Fortaleza vai à Arena Castelão para encarar o Corinthians, às 18h.

Veja o vídeo do VAR aqui.

Matérias Relacionadas