Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0665 | Euro R$ 5,8376
Search

Surfistas de todo Brasil chegam em Niterói para competição de ondas gigantes

O Itacoatiara Big Wave 2022 começa nesta quarta e vai até 31 de agosto

relogio min de leitura | Redação 31 de maio de 2022 - 22:18
O evento ainda realizará ações com a comunidade
O evento ainda realizará ações com a comunidade -

Niterói irá sediar mais uma edição do ‘Itacoatiara Big Wave’, competição de ondas grandes que acontece na Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica. O evento começa nesta quarta-feira (1º) e vai até o dia 31 de agosto. Os eventos acontecem de acordo com o monitoramento das condições meteorológicas apresentadas na cidade, monitorando diariamente as ondas, o que determinará o começo da competição.

A Associação de Surf de Ondas Grandes de Niterói e a Niterói Empresa de Lazer e Turismo – Neltur são os realizadores do evento. Ao todo, são previstos 50 surfistas, mulheres e homens, que chegam de diversas áreas do país para conseguir participar do evento.

A ‘janela’ que acontece entre junho e agosto, é feita por uma análise diária das organizações que cuidam das condições meteorológicas para que elas estejam boas o suficiente e que as ondas apareçam e sejam do tamanho adequado para serem surfadas durante o campeonato.

Está é a primeira vez que o evento no Brasil traz as modalidades de remada e tow in (ou o surf que tem a ajuda de um jet ski). O prêmio total é de 100 mil reais. A competição também premiará cinegrafistas e pilotos de jet ski que rebocarem os surfistas. De acordo com a organização, estarão reunidos cerca de 50 profissionais.

Os cinegrafistas que registram as performances dos surfistas e suas ondas surfadas, vão ser julgados por árbitros profissionais, que julgarão pelos critérios tomados pela Liga Mundial para surf de ondas grandes.

No dia do evento, uma equipe da UTI Móvel estará de plantão e também a segurança dentro da água é garantida, já que terão dois jet skis apenas para ajudar os surfistas em caso de acidente. A NitTrans ajudará a cuidar da fluidez do trânsito.

Sobre os prêmios, serão divididos das seguintes formas:

REMADA

Surfistas:

• 1º – 20 mil reais

• 2º – 10 mil reais

• 3º – 5 mil reais

Cinegrafistas:

• 1º – 5 mil reais

• 2º – 3 mil reais

• 3º – 2 mil reais

TOW IN

Surfistas:

• 1º lugar – 20 mil reais

• 2º lugar – 10 mil reais

• 3º lugar – 5 mil reais

Cinegrafistas:

• 1º lugar – 5 mil reais

• 2º lugar – 3 mil reais

• 3º lugar – 2 mil reais 

Pilotos:

• 1º lugar – 5 mil reais

• 2º lugar – 3 mil reais

• 3º lugar – 2 mil reais

Matérias Relacionadas