Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7967 | Euro R$ 6,2819
Search

Vinícius Júnior: craque do Real Madrid nasceu e cresceu em São Gonçalo

Ele foi o responsável pelo gol da vitória na Champions League no último fim de semana

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 30 de maio de 2022 - 13:34
O jogador nasceu em São Gonçalo
O jogador nasceu em São Gonçalo -

De São Gonçalo para o mundo. Essa é uma das frases mais comentadas nos últimos dias, que resume a trajetória do craque Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior ,ou simplesmente Vinícius Júnior, de 21 anos. Ele entrou para a história do futebol europeu, sendo o responsável pelo gol que levou à vitória do Real Madrid sobre o Liverpool na Champions League no sábado (28). Vinícius, que nasceu em São Gonçalo e treinou por muitos anos no município, é uma inspiração para crianças que sonham em se tornarem jogadores na Europa e até mesmo para aqueles que querem ter sucesso, mesmo em outra profissão, fora do país. O SÃO GONÇALO foi até a escolinha do Flamengo do Mutuá, onde o ídolo do futebol treinou durante toda a sua infância, para conhecer um pouco mais de sua história.

Quem conversou com a reportagem de OSG foi o técnico Carlos Eduardo Abrantes Beraldini, de 51 anos, que conheceu Vinícius no início de seus treinos na escolinha. Segundo ele, Vinícius já tinha o dom com a bola desde o início e se destacava mesmo entre os mais velhos. 

“O Vinícius chegou para a gente entre os 5 e 6 anos e ficou até os 12. Depois ele foi para a base e chegou até o time principal do Flamengo. Desde o início, quando chegou, se mostrou bem diferente dos outros meninos, com uma técnica mais apurada, um atleta veloz. Ele era tão bom que a gente colocava ele pra disputar com atletas mais velhos”, contou Carlos. 

Vinícius treinava na escolinha do Flamengo do Mutuá
Vinícius treinava na escolinha do Flamengo do Mutuá |  Foto: Arquivo pessoal
 

Vinícius, segundo o treinador, amava jogar bola e sempre foi flamenguista de coração, mas o que ajudou a ter sucesso, além de seu dom no campo, foi o apoio da família. “O pai e a mãe sempre apoiaram ele aqui. Isso foi fundamental para ele se tornar o homem que ele está sendo hoje, bem sucedido”, contou. Vinícius, quando criança, morava no Portão do Rosa. 

Carlos acrescenta que mantém contato com Vinícius até hoje e que o jogador nunca se perdeu em meio à fama. “O Vinicius sempre foi um garoto fantástico e está virando um homem fantástico, trabalhador é muito focado no trabalho e daí vem grande parte do sucesso dele. Essa conquista que ele tem hoje sempre foi o sonho dele, ele falava disso, de conseguir esses títulos desde criança”, disse.

Vinícius já se destacava no esporte desde pequeno
Vinícius já se destacava no esporte desde pequeno |  Foto: Arquivo pessoal
 

A vitória do final de semana só ocorreu por causa do gol de Vinícius e isso deixou o seu treinador da époica de criança orgulhoso. “Pra gente é um sonho realizado, a gente idealiza isso pra muitos atletas e ver o Vinicius conquistando é muito grande. Ver ele jogando no sábado pra gente é como se fosse um conto de fadas, um sonho realizado, é um sonho dele, mas também nosso, a emoção foi grande”, afirmou. 

Vinícius começou a treinar ainda pequeno
Vinícius começou a treinar ainda pequeno |  Foto: Arquivo pessoal
 

A conquista de Vinícius mostra que quem acredita pode alcançar. Ele andava pelas ruas de São Gonçalo como qualquer garoto com um sonho, mas não deixou as adversidades da vida o derrubarem e hoje está colhendo os frutos de toda a sua dedicação. 

Vinícius já conquistava troféus desde novo
Vinícius já conquistava troféus desde novo |  Foto: Arquivo pessoal
 

Quem via Vinícius pela rua do bairro do Mutuá quando o atleta ainda era criança era o aposentado  Roberto Lúcio da Silva, de 72 anos. O idoso nunca imaginou, no entanto, que veria o jovem anos depois pela TV jogando pela Champions League. “Conheci desde novo, via na rua, vindo treinar. Na época falavam que nem chuteira ele tinha, e conseguiram arrumar vendo o quanto ele se destacava. Sempre que o viam treinando, o pessoal já falava que seria bom de bola. O rapaz é muito bom, simpático, não criava problema, um craque, acabava o jogo e já ia embora cuidar das suas coisas”, afirmou.

Vinícius treinou com Carlos
Vinícius treinou com Carlos |  Foto: Arquivo pessoal
 

Vinícius Jr é inspiração

Na escolinha do futebol do Mutuá, todo mundo deseja ser Vinícius Júnior. Pelo menos foi isso o que os pequenos Saulo (de 7 anos), Samuel (de 8 anos) e Ryan (de 5 anos) contaram. Eles hoje treinam no mesmo local que o craque do Real Madrid. "Eu vi o jogo de sábado do Vinícius e quero estar na TV que nem ele jogando bola", falou o pequeno Samuel.

As crianças se espelham no atleta gonçalense
As crianças se espelham no atleta gonçalense |  Foto: Filipe Aguiar
 

Os pequenos levam os treinos muito à sério, assim como as outras crianças. Foi o que os pais deles contaram a OSG. 

Flávia Pureza, de 30 anos, acredita muito no sonho de seu filho e por isso o incentiva. "Eu estudo online e deixei até de trabalhar para acompanhar meu filho no sonho dele. Dá para ver que as portas estão começando a se abrir e já me sinto feliz por isso. Espero que um dia ele chegue tão longe quanto o Vinícius Júnior chegou. Ele é flamenguista desde que nasceu e é muito ligado aos craques do time, como Gabigol, por isso, ele sabe bem quem é o Vinícius e que ele veio daqui de São Gonçalo", contou a doméstica.

O pai do pequeno Samuel, o mecânico Rondinely Araújo, de 42 anos, contou que seu filho sempre gostou de jogar bola e antes da pandemia já havia inscrito seu filho na escolinha do Mutuá. No entanto, quando a pandemia veio, os treinos foram interrompidos. Hoje, ele quer que o filho conquiste tudo o que pode, assim como o Vinícius no futebol. "O Samuel é flamenguista desde que nasceu e ele sempre gostou de jogar bola. No sábado, ele viu o jogo do Vinícius e ficou super animado. Eu sempre dou o meu apoio para ele, pois sei o quanto isso é importante. Também vou colocar meu filho mais novo, de 4 anos, para treinar aqui assim que puder", afirmou.

Ronaldo Oliveira, de 63 anos, é avô de Ryan e, junto com o pai do pequeno, o influencia desde pequeno para que siga seus sonhos. O sonho de Ryan também é ser jogador profissional de futebol. "Ele vê jogo toda hora, joga bola na rua, dentro de casa, faz tudo, ele ama. Sempre que tem treino, acorda cedo sozinho e todo animado para vir. É dedicado e focado, mesmo pequenininho", afirmou o aposentado.

O avô de Ryan espera que ele um dia possa chegar aonde Vinícius chegou
O avô de Ryan espera que ele um dia possa chegar aonde Vinícius chegou |  Foto: Filipe Aguiar
 

O Flamengo homenageou Vinícius Júnior depois da conquista de sábado (28). "Trabalhou em silêncio. Ele transborda talento e humildade. Parabéns pelo título da @ChampionsLeague, @vinijr! Nosso malvadeza! Do Mengão para o Mundo! (emoji de troféu) #GarotoDoNinho (sic)", escreveu o time carioca.

Vinícius Júnior é a prova viva de que dedicação, amor pelo que se faz e apoio familiar são fundamentais para o crescimento e a conquista dos sonhos. Hoje, ele mora na Europa, mas não esquece suas raízes. Agora, ele se prepara também para a Copa do Mundo, prevista para o final do ano. 

Matérias Relacionadas