Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Em busca de um sonho - Jovem de Itaboraí recebe oportunidade, em SP, quatro anos após desistir do futebol

O rapaz cursava engenharia mecânica, quando recebeu o chamado rumo ao estrelato

relogio min de leitura | Escrito por Pedro Di Marco | 03 de setembro de 2021 - 16:00
Arthur Batista Machado Custódio
Arthur Batista Machado Custódio -

Toda criança já teve o sonho de se tornar jogador de futebol um dia, mas realizar esse sonho não é para qualquer um. Segundo o portal de notícias americano, Business Insider UK, menos de 0.5% dos meninos de 9 anos que entram para as divisões de base de algum clube no Reino Unido, conseguem viver do esporte. Por isso, quando Arthur Batista Machado Custódio, de 22 anos, recebeu essa oportunidade de ouro do Independente F.C., largou tudo para correr atrás do seu sonho.

O jovem, natural do município de Itaboraí, já havia desistido do sonho e há cerca de quatro anos buscava outras formas de ajudar com os custos de sua família. Ele conta que sempre viu nos estudos o caminho para o sucesso e estava empregado e cursando engenharia mecânica com bolsa de 100% em uma instituição privada, quando recebeu o chamado do clube de Limeira, no interior paulista. A oportunidade o deixou surpreso, mas Arthur sabia que aquele era o caminho que a vida lhe tinha reservado.

“Foi uma decisão difícil que eu tive que tomar quando comecei minha faculdade. Depois de quase 4 anos deixando o futebol de lado, apareceu uma oportunidade para ir a São Paulo fazer um teste no Independente F.C e eu passei. Nunca imaginei que depois de tanto tempo apareceria a oportunidade de uma nova jornada dentro do futebol. Só Deus tem esse poder de colocar essas coisas na nossa vida.”, relatou o jovem

O rapaz, que é flamenguista de coração, passou pelas divisões de base de diversos clubes cariocas, como o Sampaio Corrêa e o ADI Itaboraí, antes de chegar ao Independente. Mas dentre todas as instituições que fizeram parte da sua trajetória, o Projeto Karanba com certeza desempenhou um papel crucial na sua formação humanitária e desportiva. A iniciativa sediada no bairro de Vista Alegre, em São Gonçalo, promove o desenvolvimento pessoal e acadêmico de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e usa o futebol como instrumento para a formação de membros íntegros e ativos da sociedade.

“Participar deste projeto para mim foi como jogar em um time grande! O Karanba marcou bastante a minha vida. Ali tive um um preparador físico chamado Victor, que me ensinou a sempre levantar a cabeça e nunca olhar para trás.”, revelou o jovem.

Arthur atua como zagueiro e tem como modelo o ex-jogador brasileiro Lucimar da Silva Ferreira, mais conhecido como Lúcio. A determinação, a força e o foco do defensor campeão do mundo pela seleção brasileira em 2002 e da Liga dos Campeões pela Inter de Milão em 2010 são algumas das suas características mais marcantes como jogador e alguns dos ideais que ele leva para sua vida dentro e fora de campo.

O jovem contou ainda que sua ida para o Independente é o primeiro passo de uma longa jornada rumo à conquista de um sonho que o acompanha desde criança.

“Me sinto bem em voltar aos gramados, porém não me sinto realizado, ainda tenho que trabalhar muito para conquistar os meus objetivos. Meu sonho é me tornar um jogador de futebol consolidado e lá na frente poder dizer aos meus filhos que não foi fácil chegar até aonde eu cheguei, mas eu consegui, e meu maior objetivo é dar uma boa vida financeira pra minha família e estar no centro da vontade de Deus.”, declarou Arthur.

*Estagiário sob supervisão de Thiago Soares

Matérias Relacionadas