Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Moradora de São Gonçalo é candidata à Musa do Brasileirão 2021; Conheça Yamara!

Ela é modelo plus size em alguns desfiles pelo Rio

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 27 de agosto de 2021 - 12:50
Ela está concorrendo como musa do Flamengo
Ela está concorrendo como musa do Flamengo -

Representatividade, autoestima e muita felicidade. Esses são os três pilares que movem a vida da gonçalense de coração Yamara Miranda Pereira (Yamara Black), de 44 anos, que, em 2021, resolveu se inscrever no concurso 'Musa do Brasileirão 2021', que ocorre no bairro Jardins, em São Paulo. Além de mostrar toda a sua beleza, Yamara tem o objetivo de 'calar' aqueles que um dia a desmereceram e mostrar toda a sua ginga carioca representando a torcida do seu time do coração, o Flamengo.

Ela concorre no concurso 'Musa do Brasileirão 2021'
Ela concorre no concurso 'Musa do Brasileirão 2021' |  Foto: Divulgação
 

Yamara, que nasceu em Niterói, mora em São Gonçalo há 15 anos, é casada, mãe de dois filhos e avó de seis netos. Ela também é cuidadora de idosos, mas se apaixonou pelo samba em 2015, quando se tornou passista da Viradouro. A moradora do Porto Novo também conheceu seu atual esposo na quadra quando o encantou com todo o seu samba no pé. No entanto, na época, ela pesava 100 kg e sofria de alguns problemas de saúde por causa da falta de exercícios físicos e, infelizmente, teve que se afastar do samba após passar mal. Depois disso, ela começou a se focar em ter uma vida mais saudável, com exercícios físicos e iniciou uma reeducação alimentar. Foi quando ela conheceu o projeto de diretora Nilma Duarte que tem como objetivo introduzir pessoas da categoria plus size no samba. Yamara, então, começou a desfilar como passista do Paraíso do Tuiuti. Ela ainda esteve na ala de passistas do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel e do Grêmio Recreativo Escola de Samba União de Jacarepaguá durante a sua história. Além de participar do projeto 'Samba no Pé', de Alex Coutinho, que traz autoestima e samba para as mais diversas cariocas.

Ela já foi passista do Tuiuti
Ela já foi passista do Tuiuti |  Foto: Reprodução/Internet
 

Nesse meio tempo, ela conheceu Rosangela de Jesus, que mudaria a vida dela para sempre.

"Eu conheci a Rosangela quando já estava em transição de peso. Ela é a atual musa do Flamengo, vencedora do concurso Musa do Brasileirão de 2020, e foi ela quem me falou sobre a competição. Eu me inspirei nela e pensei que poderia conseguir também. Comecei a pesquisar sobre e me inscrevi. Eu quero quebrar padrões, acho que nós, gordinhas, merecemos uma chance. Eu sou uma mulher negra, dona de casa, com filhos e netos e nada disso me atrapalha, eu vou atrás dos meus objetivos. Pelo contrário, minha neta se inspira em mim e quer ser passista também", contou Yamara.

A partir daí, ela realizou sua inscrição na edição deste ano do concurso e, no mês passado, esteve em sua primeira prova. (Anteriormente, uma outra prova já havia sido feita, mas, por situações de Covid-19, Yamara não pôde comparecer). Agora, ela ainda terá que passar por mais duas provas: um desfile que ocorrerá no próximo dia 04 de setembro e a grande final do evento que será no dia 02 de outubro, onde serão escolhidas as campeãs da competição. Depois disso, as vencedoras realizarão ensaios fotográfico e um grande desfile final.

Ela hoje pesa 76 kg e não tem vergonha de seu corpo
Ela hoje pesa 76 kg e não tem vergonha de seu corpo |  Foto: Divulgação/PC Sousa
 

Yamara tem as expectativas lá no alto sobre a competição e sobre levar o nome de São Gonçalo para o mundo. "A competição é com mais de 200 candidatas de todo o Brasil e eu espero sair vencedora. Se eu não ganhar o concurso, fica a experiência. É muita luta, pagamos tudo do nosso bolso e todas nós merecemos essa chance. Para mim, é ótimo levar o nome de São Gonçalo para o Brasil, a minha alegria está altíssima", contou ela. 

A passista, no entanto, conta que nem tudo são flores. Isso porque muitas pessoas fazem comentários negativos sobre ela e seu corpo. "Meu marido e filhos me apoiam muito, mas tem gente, de dentro da minha própria família, que faz comentários negativos, mas isso não vai me abalar. Eu ergo a cabeça e sigo em frente", disse. 

Ela não liga para críticas negativas
Ela não liga para críticas negativas |  Foto: Divulgação/PC Sousa
 

Yamara é uma mulher negra, que pesa 76 kg atualmente e considera mais velha do que outras competidoras, mas, nada disso a impede de ser feliz, de competir e se sentir bem com ela mesma. E é essa a mensagem que ela deixa para todas as outras meninas se inspirarem. "Nunca desanimem, busquem se sentir bem com vocês mesmas e se redescobrirem como pessoa. Aqueles que tem palavras negativas com relação a você não vão te levar a nada", finalizou.

Além da competição 'Musa do Brasileirão 2021', Yamara também faz ensaios fotográficos, é uma das Gatas das Torcidas e vai desfilar no 'Top Fashion Moda Plus Size', dentre outros projetos futuros que ela tem.

Para quem quiser acompanhar Yamara pelas redes sociais, basta seguir ela no Instagram (@prethyaca) e o Facebook (Lee Pretapretinha). Atualmente, ela está como musa do Grêmio Recreativo Escola de Samba Balanço do Irajá.

Matérias Relacionadas