Pedido do Flamengo para liberação de público em estádios é analisado pelo STJD

Clube diz que pretende seguir as medidas de cada município onde for mandante dos jogos

Escrito por Redação 04/08/2021 19:26, atualizado em 04/08/2021 20:12
Jogo contra o Defensa y Justicia, da Argentina, teve presença de público
Jogo contra o Defensa y Justicia, da Argentina, teve presença de público . Foto: Divulgação/Alexandre Vidal/Flamengo

O Flamengo, através de seu departamento jurídico, acionou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a solicitação para liberar a presença de público nos jogos em que for mandante. O caso está sendo analisado pelo presidente da entidade, que deve dar uma resposta ainda nesta semana. Segundo nota divulgada pelo clube, o objetivo é cumprir com as limitações impostas por cada município. 

Há poucas semanas, o Flamengo teve o primeiro jogo com torcida em território nacional desde o início das medidas de restrição contra a pandemia do novo coronavírus, que estão em vigor desde março de 2020. O jogo em questão foi contra o Defensa y Justicia, da Argentina, no Mané Garrincha, em Brasília. A liberação foi por parte da Conmebol.

Agora, o Flamengo tenta o aval do STJD para que também tenha torcedores assistindo aos jogos presencialmente em competições nacionais, como Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Confira na íntegra a nota publicada pelo Flamengo:

“O Flamengo ingressou no Superior Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol na manhã desta quarta, dia 4 de agosto, com Medida Inominada solicitando a liberação de público nas partidas do Brasileirão em que for mandante. O Flamengo destacou no pedido que essa liberação ocorra de acordo com a capacidade autorizada pela legislação municipal. O pedido foi encaminhado para análise do presidente do STJD do Futebol, Otávio Noronha.

O pedido do Flamengo foi impetrado após decisão do STJD que deferiu a Medida Inominada solicitada pelo Cruzeiro liberando a entrada de público após portaria da Prefeitura de Belo Horizonte e condicionada aos jogos sob mando do clube mineiro na cidade, respeitando a carga máxima de 30% e cumpridas as exigências da Secretaria de Saúde local.

No documento o clube carioca pede “a concessão de liminar, em tutela de urgência, no sentido de liberar a presença de público nos estádios dentro do Município do Rio de Janeiro, para os jogos organizados pela Confederação Brasileira de Futebol, seja Campeonato Brasileiro ou Copa do Brasil, em que o FLAMENGO seja o mandante, conforme autorização da Resolução Conjunta SES/SMS RIO nº 871 e o Decreto nº 49.180, nos percentuais da legislação vigente do tempo da realização da partida. Postula-se, outrossim, que a medida seja válida e exequível em qualquer outro município onde seja permitida pela legislação a presença de público, desde que seja autorizado pela CBF ao FLAMENGO, nos termos do regulamento da competição, levar seu jogo como mandante.

Requer, ainda, ao final, a procedência da presente Medida Inominada, nos termos da fundamentação anteriormente exposta, como medida da mais lídima Justiça!

Pugna pela intimação da Confederação Brasileira de Futebol para responder ao feito”, escreveu o Flamengo.

A liminar será analisada e despachada pelo presidente do STJD do Futebol, Otávio Noronha.”

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas