Tóquio 2020: brasileiras seguem em terceiro lugar na vela

Elas buscam o bicampeonato

Escrito por Redação 30/07/2021 09:18, atualizado em 30/07/2021 11:09
A partir ocorreu nesta sexta-feira (30)
A partir ocorreu nesta sexta-feira (30) . Foto: Divulgação/Júlio Cesar Guimarães/COB

Atuais campeãs olímpicas na classe 49erFX, as velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze seguem firmes na briga pelo bicampeonato. Nesta sexta-feira à tarde no Japão (madrugada no Brasil), a dupla subiu da quinta para a terceira colocação na classificação dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Elas chegaram a 47 pontos perdidos após vencerem a primeira regata do dia e terminarem em sexto e 11º nas disputas seguintes. A liderança agora é das holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz, com 41 pontos perdidos.

Na classe Laser, o bicampeão olímpico Robert Scheidt não teve um bom desempenho nas duas últimas regatas da fase de classificação. O velejador chegou em 24º (resultado descartado) e 16º e passou para a regata da medalha na sexta colocação, com 86 pontos perdidos. Somente os 10 melhores atletas seguem para a regata decisiva. A liderança ficou com o australiano Matt Wearn, com 49 pontos perdidos.

Na 470, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan caíram da quinta para a sexta posição na classificação geral. As brasileiras terminaram as regatas desta sexta-feira em 14º e na quarta colocação. Elas somam 34 pontos perdidos, enquanto as polonesas Agnieszka Skrzypulec e Jolanta Ogar lideram a classe com 10 pontos perdidos.

Na disputa masculina da 470, Henrique Haddad e Bruno Bethlem estão na 14ª colocação. A dupla brasileira teve dois resultados ruins nesta sexta-feira, 18º e 19º (descartado) e agora soma 56 pontos perdidos. A liderança continua com os australianos Mathew Belcher e Will Ryan, com 11 pontos perdidos.

Na 49er, Marco Grael e Gabriel Borges ocupam a 16ª posição, com 99 pontos perdidos. Nesta sexta-feira, eles foram desclassificados na primeira regata e chegaram em oitavo e sexto nas duas seguintes. Os líderes continuam sendo os britânicos Dylan Fletcher e Stuart Bithell, com 34 pontos perdidos.

Neste sábado, a disputa da vela prossegue nos Jogos Olímpicos. Na RS:X feminina, Patrícia Freitas compete na regata da medalha, programada para às 14h33 do Japão (2h33 de Brasília). As classes 49er e 49erFX terão suas últimas três regatas da fase de classificação. E a Nacra 17 e a Finn terão três e duas regatas, respectivamente.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas