Itacoatiara Big Wave 2021 abre janela para competição de ondas grandes em Niterói

A janela de competição já está aberta e ocorre até o dia 30 de setembro

Escrito por Redação 20/07/2021 20:37, atualizado em 20/07/2021 22:15
Atletas de elite, brasileiros e estrangeiros, vão disputar as provas, abertas para surfistas masculinos e femininos
Atletas de elite, brasileiros e estrangeiros, vão disputar as provas, abertas para surfistas masculinos e femininos . Foto: Divulgação

Inspirado no “Circuito Mundial de Ondas Grandes “, o município de Niterói abre espaço para a versão niteroiense do campeonato Big Wave 2021, que acontece num dos cenários mais lindos do estado: a Praia de Itacoatiara. Em razão da pandemia e da impossibilidade de se realizar eventos presenciais que podem gerar aglomerações, o Itacoatiara BW terá um formato digital que é inédito no Brasil para campeonatos de ondas grandes na remada. A janela de competição já está aberta e ocorre até o dia 30 de setembro.

 

O campeonato, apresentado pela Secretaria de Esportes e Lazer de Niterói ( Smel ) e pela Enel Distribuição Rio, conta com apoio da Arenque Surfboards, IBMR Centro Universitário, Organics e E.Vianna Personal.

 

Ao todo, serão distribuídos R$ 50 mil em prêmios, divididos entre os surfistas e seus cinegrafistas. Eles deverão  inscrever seus vídeos para a organização da competição. Após o encerramento da janela, o material  será  julgado por uma comissão de arbitragem profissional , utilizando os critérios adotados pela Liga Mundial para o surf de ondas grandes.

 

O campeonato ocorre durante o inverno, estação em que, tradicionalmente, Itacoatiara recebe grandes ondulações. Os resultados serão divulgados no mês de outubro.

 

Itacoatiara tem se consolidado nos últimos anos como praia de referência no surf de ondas grandes no Brasil, atraindo surfistas da elite da modalidade Na edição 2021 do IBW, a expectativa é de participação de um grande número de atletas em função da premiação oferecida.

 

O Big Wave 2021 segue a orientação do Plano de Transição para o Novo Normal do município estabelecido pelo Decreto Municipal no 14.047/2021, em especial o horário de liberação de Itacoatiara entre 6h e 10h. Adicionalmente, os atletas deverão realizar testes para COVID-19 caso pretendam participar da competição. Os detalhes sobre esse procedimento está informado no protocolo sanitário do evento, que terá cobertura no Instagram, no perfil @itacoatiarabigwave, e também no portal Waves (www.waves.com.br)

  

Niterói tem presença marcante em esportes   

 

O Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Gallo,  relembra que em 2018 esteve em Nazaré para aprofundar o conhecimento sobre essa modalidade do surf e aperfeiçoar essa versão para a cidade .

 

"Niterói é um celeiro de craques e já se consagrou em sediar  diversos eventos esportivos. É um município que respira esporte. Quando visitei Nazaré, queria entender como funcionava esse outro lado do esporte para podermos adaptar a realização de eventos como aquele e dar apoio para a organização dos torneios de ondas gigantes na cidade .Mais uma vez teremos a presença de atletas consagrados mundialmente, disputando provas de surf em Itacoatiara, só que nesse momento com formato digital .Os organizadores estarão transmitindo on-line para que o público possa assistir sem sair de casa, e com isso evitar aglomerações. No local das disputa, fazemos questão de que todos os protocolos sejam cumpridos”, explica Gallo.

 

"Itacoatiara tem vocação natural para o surf de ondas grandes pelas ondulações potentes e tubulares que recebe. O Brasil é a maior potência mundial no esporte na atualidade e temos também atletas na elite do surf de ondas grandes. O campeonato contribui para o desenvolvimento do esporte e consolida Itacoatiara como referência nacional no surf de ondas grandes", ressalta Alexey Wanick - Pres. Associação de Surf de Ondas Grandes e Tow In de Niterói

 

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas