Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Morre o cantor Ubirany do grupo Fundo de Quintal, vítima de Covid-19

O músico criou o repique de mão, símbolo do conjunto musical do samba

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de dezembro de 2020 - 12:09
Ubirany foi um dos músicos mais importantes do samba
Ubirany foi um dos músicos mais importantes do samba -

Um dos grandes nomes da história do samba nos deixou, nesta sexta-feira (11). O cantor Ubirany Félix do Nascimento, de 80 anos, faleceu de Covid-19, em um hospital no Rio. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento do sambista.

Ubirany foi um dos fundadores do Fundo de Quintal na década de 1970 e foi quem criou o instrumento musical repique de mão, que se tornou um símbolo do grupo e revolucionou o mundo do samba.

Em abril deste ano, outro integrante do Fundo de Quintal havia testado positivo para Covid-19, o cantor Sereno. De acordo com um comunicado publicado na página oficial do grupo, ele não chegou a dar entrada num hospital.

Com mais de 40 anos de sucesso, o Fundo de Quintal se tornou um dos grupos mais tradicionais do samba e foi responsável por revelar grandes nomes do meio, como Jorge Aragão, Sombrinha e Arlindo Cruz.

Em nota oficial, o grupo lamentou a perda do integrante:

"É com grande lamento que o grupo Fundo de Quintal, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a público informar o falecimento, na manhã desta sexta-feira (11), de Ubirany Félix do Nascimento, ‘nosso querido’ Ubirany, aos 80 anos de idade.

O sambista estava internado no hospital Casa São Bernardo, Rio de Janeiro, por complicações decorrentes de sua contaminação por covid-19.

A assessoria informará, posteriormente, questões sobre velório e sepultamento do sambista. Pedimos respeito ao luto de amigos e familiares, que se manifestarão em momento oportuno e espontâneo."

Matérias Relacionadas