Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Após assassinato de homem negro, famosos defendem boicote ao Carrefour

Vídeo que registra os momentos do crime viralizou nas redes

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de novembro de 2020 - 14:38
O caso aconteceu na noite desta quinta-feira, 19, véspera do Dia da Consciência Negra
O caso aconteceu na noite desta quinta-feira, 19, véspera do Dia da Consciência Negra -

Após a repercussão de um vídeo onde um segurança e um policial espancam um homem negro até a morte em uma das unidades do supermercado Carrefour, vários famosos se manifestaram nas redes sociais sobre o caso pediram boicoto à rede de supermercados. O caso aconteceu na noite desta quinta-feira, 19, véspera do Dia da Consciência Negra.  

"Carrefour e seu jeito de celebrar o dia da Consciência Negra”, ironizou o ator Hélio de La Peña.

O humorista Rafinha Bastos postou no Twitter informações sobre um protesto na frente da loja onde aconteceu o crime e relembrou o histórico de violência da rede. 

"Vídeo registrado no Carrefour Porto Alegre. O homem negro espancado veio a falecer. Tudo isso no dia da Consciência Negra. Esse é o Brasil que se comove com George Floyd e não percebe que essa merd* acontece todo dia por aqui. O histórico de atrocidades do Carrefour no Brasil inclui ainda o espancamento de cachorro e a ocultação de cadáver com guarda-sol durante o expediente. Tem que boicotar essa m****. E o minimo a se fazer", disse.

O ex-BBB Rodrigo França questionou: "Onde estão os antirracistas e aliados que postam #VidasNegrasImportam? Só vale quando o assassinato é na gringa? Longe?!"

Felipe Neto disse que o boicote não afeta os principais culpados. 

"O que mais me dá ódio é a sensação de não ter o q fazer. Boicotar o Carrefour só vai tirar empregos, prejudicar trabalhadores inocentes. Os chefões continuarão andando de iate e jato particular. Que ódio do cacet*."

Carrefour é convidado a prestar esclarecimentos

O senador Paulo Paim, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, que é negro e gaúcho, afirmou que não poupará esforços para que haja punição aos autores do crime.

"Ao tempo que apresento minhas sinceras condolências à família do Senhor João Alberto, afirmo que não pouparei esforços para que este crime seja punido e reafirmo que combato firmemente a intolerância e a discriminação de toda espécie. Esta atitude não irá esmaecer nossas conquistas sociais. Com tristeza, recebo há meses notícias da imprensa sobre violência, intolerância e discriminação racial acontecidas nas dependências do Grupo Carrefour. Isto posto, convidei o Grupo Carrefour para participar de reunião ou live a fim de aprofundar o tema, até porque casos como esse não podem ficar sem um debate aprofundado. Informei, inclusive, que ocorrerá uma live hoje com a temática do racismo, da qual eles podem participar. De todo modo, como o debate com o grupo é imprescindível, caso não possam participar hoje, solicitei que indiquem uma data, o quanto antes", disse o senador, em nota.

Matérias Relacionadas