Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

MultiDom promove evento virtual Amigos da Inclusão com apoio do Laboratório de Inovação Cidadã da UFRJ

Programação conta com tradução em LIBRAS, audiodescrição e legendas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de outubro de 2020 - 16:30
Imagem ilustrativa da imagem MultiDom promove evento virtual Amigos da Inclusão com apoio do Laboratório de Inovação Cidadã da UFRJ

A MultiDom Educação Inclusiva, com o apoio do Laboratório de Inovação Cidadã da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realiza no sábado, dia 31 de outubro, às 16h, a live Amigos da Inclusão, em comemoração ao mês das crianças. Haverá contação de história, oficina de arte, educação ambiental e cuidados para o combate à Covid-19.

Segundo a fundadora da MultiDom, a empreendedora social Rosiane de Mello, o propósito da live evento é proporcionar para todas as crianças, já que o evento contará com recursos de acessibilidade como tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), audiodescrição e legendas, um espaço para entretenimento e aprendizados sobre inclusão e cidadania.

A pró-reitora de extensão e coordenadora do Laboratório de Inovação Cidadã da UFRJ, Ivana Bentes, destaca que ações como a que MultiDom promove no dia 31 de outubro, traz a questão das pessoas com deficiência para o cotidiano da sociedade. “Acho que é decisiva esse tipo de iniciativa para se ter uma vida mais empática, inclusiva, porque pessoas com deficiência são pessoas ativas, produtivas que vivem os seus cotidianos. É uma atitude fundamental”, avalia Ivana Bentes.

De acordo com a pró-reitora, o projeto da MultiDom foi selecionado para o Laboratório de Inovação Cidadã da UFRJ, porque, justamente, ele traz uma contribuição para transformar pela inclusão, através das suas ações, das suas propostas. “É por isso que a UFRJ apoia esse projeto”, afirma Bentes.

A programação da live evento terá uma hora de duração e para manter a atenção das crianças, Rosiane de Mello, conta que a estratégia é uma porção de afeto, outra de atenção, cenário lúdico e colorido e também com a empatia dos bonecos de pano da MultiDom que representam personagens com deficiência como, por exemplo, o autista, o down, o cego, o surdo, o cadeirante.

Ao final do evento o que se pretende é alcançar um olhar mais atencioso da sociedade para a inclusão. “O primeiro impacto é estimular a conscientização de que todas as crianças têm direito a brincar e se divertir e, claro, também transformar esse olhar da sociedade para as questões da inclusão”, diz Rosiane de Mello com os olhos sorrindo.

A apresentação da live vai ficar por conta da Rosiane de Mello. Ela conduzirá as atividades junto com uma intéprete de LIBRAS, que vai estar ao lado da Rosiane, ampliando o campo de visão das crianças, retirando a intérprete de uma pequena janela no canto inferior esquerdo do vídeo, evitando, assim, a projeção da imagem na tela do quadradinho como habitualmente acontece.

Quanto ao desafio de realizar uma live evento acessível em Libras, com áudiodescrição e legendas, Rosiane afirma que é preciso romper barreiras. “Vamos ousar para impactar positivamente uma sociedade que ainda está enraizada no preconceito. Para isso, vamos utilizar todos os recursos possíveis para contribuir com essa transformação pela inclusão”, finaliza a fundadora da MultiDom.

Serviço:

Live evento: Amigos da inclusão

Dia: 31/10 (sábado)

Horário: 16h

Facebook: multidom.educacaoinclusiva

Youtube: pontaodaeco

Matérias Relacionadas