Dólar R$ 5,1612 | Euro R$ 5,9282
Search

Cartunista de Niterói planeja o lançamento de sua segunda HQ

André Barroso traz a lenda do Boto em seu projeto autoral de histórias em quadrinhos

relogio min de leitura | Redação 11 de setembro de 2020 - 22:00
Cartunista André Barroso explora o imaginário da lenda do Boto para desenvolver o roteiro que também conta com ação policial na trama
Cartunista André Barroso explora o imaginário da lenda do Boto para desenvolver o roteiro que também conta com ação policial na trama -

Por Rennan Rebello

A riqueza do folclore da cultura brasileira é a matriz criativa da HQ: 'Codinome Boto', concebida pelo cartunista de Niterói, André Barroso, que está em vias de lançar o segundo volume da obra. Desta vez, ele fez uma parceria, onde ficou responsável pelo roteiro enquanto o também cartunista Melado, de Belo Horizonte, ficou responsável pelas ilustrações na continuação da história em quadrinhos autoral, que em breve, entrará em financiamento coletivo para que possa ser publicada.  

"No primeiro número, foi editado e financiado pela editora DataCoop. Já nesta edição, estamos tentando editais e no final do ano, faremos uma vaquinha virtual, ainda não aberta. Apenas, por enquanto, (a HQ será) no formato físico. Mas faremos um site, grupo no Facebook, para disponibilizar o formato digital", disse André, que em entrevista ao O SÃO GONÇALO, também explicou sobre a saga de seu trabalho na nona arte.

"O Boto, é aquela figura mítica que, por algum motivo não divulgado ainda, está ajudando a polícia especial em alguns casos difíceis. No primeiro, ele acaba com um traficante com a ajuda da população. A trama se passa em um lugar litorâneo Ele é o herói da trama e o mais próximo que visualizei de um formato de super-herói nacional. Sem capas e etc. Ele, por enquanto é um ser mítico, conhecido de todos, que ainda vai ser explorado seu passado. No número 2, vemos a conexão política que existia com esse traficante e um cartel latino. No segundo volume, será uma continuação do número anterior. Por conta das 'pontas soltas', que ao meu ver, deram subsídio para fazer este número 2 baseado no 1. No entanto, o leitor pode ler o número 2 de forma independente", explicou.

Apesar da crise econômica do mercado editorial e também dos problemas financeiros ocasionado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), André, acredita na força e adaptação das HQs na constante mudanças no hábito de consumo dos leitores e também nas tendências de ordem mercadológica. 

"O mercado de quadrinhos é bastante vivo, apesar das dificuldades de sempre, (falta) de verba. Antes, se tentava fazer fanzines com xerox e foram melhorando a qualidade ao longo dos anos. A facilidade com as impressoras nos tempos atuais, melhorou a forma de editar, e o custo baixou. Muitos conseguiram financiar seus projetos, ainda tendo editais de fomento e das editoras, mas o custo, ainda assim é um entrave, deixando o volume de trabalho no mercado sempre diluído. Aliás, tudo na vida está diluído demais. Temos muitos autores, muitos bons ilustradores, que conseguem vez por outra publicar, mas temos problemas para juntar todo esse material e saber quem é quem. Na questão de distribuição, sempre foi um drama nacional. Pois há 'máfias' que controlam até onde seu trabalho ficaria na estante da banca. No caso do 'Boto', trabalhamos com a Livraria da Travessa que deu um certo destaque na estante, porém é um universo pequeno no setor de distribuição", comentou.

Em paralelo as atividades como quadrinista, André, mantém trabalhos em diversos segmentos culturais. Como por exemplo, o livro infanto-juvenil, 'Manu', escrito pela pequena Vitoria Peres Maia, de 10 anos, e que está em financiamento coletivo na internet, foi ilustrado por ele. Ainda no âmbito literário, ele escreveu o e-book "Não fale mal até vinte dias" que está disponível gratuitamente na Amazon, em formato para Kindle. Além das letras, cartunista também tem outros trabalhos em prol da arte.

"Sou artista plástico. Trabalho com arte contemporânea, dou aulas de desenho. Atendo a clientes em ilustração e arte gráfica. Também sou músico, e estou no meu terceiro trabalho nas plataformas digitais", finalizou.

Escute abaixo, o single 'Tente entender' de 'André Barroso e banda'

Matérias Relacionadas