Equipamentos da Cultura Niterói abrem suas portas para lives
Confira a programação

A Secretaria Municipal das Culturas/ Fundação de Arte de Niterói promove, neste mês de agosto, uma série de “lives” nas suas unidades culturais, mas sem público presencial. O Solar do Jambeiro, a Sala Nelson Pereira dos Santos, o Theatro Municipal de Niterói e o Teatro Popular Oscar Niemeyer dão a partida neste programa e vão oferecer lives ao vivo, que podem ser vistas, no facebook do equipamento correspondente e também no da cultura (@culturaniteroi). A Sala Carlos Couto vai também entrar na agenda das “lives”, mas serão gravadas.
A Sala Nelson Pereira dos Santos oferece as apresentações ao vivo às terças, às 17h, e às sextas, às 19h; O Theatro Municipal de Niterói, nos dias 21 (Ithamara Koomax: As canções da minha madrinha Elizeth Cardoso), 26 (Live do Cndongueiro) e no dia 28 (Rodrigo Suricato: One Man Band); O Teatro Popular Oscar Niemeyer apresenta, no dia 16, live da Sinfônica Ambulante e Silvério Pontes; o Solar do Jambeiro apresenta as lives, dentro do projeto ‘Arte na Rua – Novo Normal’ nos fins de semana (8 e 9) e nos dias 22 e 23 de agosto, no projeto ‘Arte na Rua – Novo Normal’; o grupo vocal de samba Arranco de Varsóvia é a atração da Sala Carlos Couto, no dia 25.
A SMC/ FAN apresenta, ainda, dentro de suas programações, o Arte na Rede; as atrações on-line variadas das unidades da Cultura Niterói, que são oferecidas desde abril; o Arte na Rua – Novo Normal – lives aos fins de semana no Solar do Jambeiro; entre outros. As apresentações artísticas são variadas (teatro, música, exposição, contação de histórias, tour virtual, oficinas), nas redes, para toda a família.
Neste período de pandemia, quando os teatros, museus e salas culturais ainda encontram-se fechadas ao público para evitar a disseminação da COVID-19, os locais precisaram se reinventar, criando conteúdos diversos, de qualidade, para entreter o público neste momento difícil para todos.
PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO DE LIVES NOS EQUIPAMENTOS:
Sala Nelson Pereira dos Santos:
11/08 – terça-feira, às 17h
Taryn convida Fábio Lessa
Cantora e atriz, Taryn traz em seu espetáculo uma performance vocal vigorosa influenciada pela grandes cantoras do Jazz&Blues, aliada a estética das atrizes do cinema clássico de Hollywood das décadas de 40 e 50. Alcançou destaque como maior intérprete de Jazz&Blues no Brasil, sempre acompanhada por renomados instrumentistas. A cantora convida Fábio Lessa, músico, produtor musical, diretor musical, arranjador e compositor para participar dessa Live única!
15/08 – sábado, às 19h
Cássio Tucunduva - Tocando o que gosto
Cantor, compositor e instrumentista, Cássio mostra suas influências de J.S. Bach aos Beatles, além de autorais como “Erva Daninha”, em parceria com Nei Lopes e a recente “Quarentena”, sobre o momento atual.Participação especial do tecladista Renato Beranger.
18/08 – terça-feira, às 17h
JPG convida Amelinha
Com 18 anos de carreira, a banda niteroiense JPG composta por João Ramalho e Eduardo Gema, tem consolidado seu sucesso em diversos lugares do Brasil e Estados Unidos. Com João nos vocais, violão, guitarra e programação eletrônica e Gema no cajón, o JPG tem como cartão de visita a energia e simpatia de não deixar ninguém parado. O grupo convida Amelinha, cantora cearense, a voz por trás do grandes sucessos como “Frevo Mulher” e “Foi Deus que Fez Você” para fazer um live inesquecível!
22/08 – sábado, às 19h
Adriana Dutra
A cantora Adriana Dutra, natural de Niterói, começou aos 7 anos cantando em igrejas. Hoje se destaca nas rodas de samba pelo Rio de Janeiro, fazendo do samba seu gênero musical. Está à frente de seu projeto “NEGA DE CRIOULO”, que surgiu em 2016, e vem, desde então, se apresentando em rodas de samba e casas de show. Em 2019, gravou seu primeiro DVD, em homenagem ao Dia Nacional do Samba, na Feira do Lavradio, num show emocionante. E é este espetáculo que começa a ser apresentado nas plataformas digitais e estará na programação on-line da SNPS.
25/08 – terça-feira, às 17h
Facção Caipira convida Alexandra Seabra
Com o seu segundo álbum de estúdio, ousa ao misturar o stoner rock com o brega, passeando pelo blues com pitadas brasileiras de frevo, marchinhas e outros atrevimentos. O álbum provoca um abandono aos fantasmas do passado e posterior recomeço, mas não sem antes emocionar com timbres, melodias e histórias. O grupo chama Alexandra Seabra, produtora independente e Coordenadora do Pontão de Cultura MostrArte Niterói para participar deste evento único.
Facebook/ salanelsonpereiradossantos, @culturaniteroi e facebook da Prefeitura de Niterói
Theatro Municipal de Niterói
19/08 – quarta-feira, às 19h
Clássicos do Samba | Terreiro da Vovó
A estreia do projeto Clássicos do Samba on-line contará com o encontro entre samba do Terreiro da Vovó, da Zona Norte de Niterói.
21/08 – sexta-feira, às 20h
Ithamara Koorax – As canções da minha madrinha Elizeth Cardoso
Homenageando uma das maiores intérpretes da música brasileira, a cantora Ithamara Koorax, acompanhada pelo pianista Zé-Maria Rocha, apresenta o show, revisitando a obra da ‘Divina’, uma das maiores cantoras que o Brasil já conheceu, que nesse ano celebra o seu centenário
26/08 – quarta-feira, às 19h
Candongueiro
A tradicional roda de samba do Candongueiro e sua história é referência da cultura popular brasileira e, no ano de 2019, foi tombada como patrimônio cultural imaterial da cidade de Niterói. Criado há quase 30 anos, o Candongueiro e sua Roda de Samba mantêm viva a intenção de proporcionar esta troca de energia para saciar os antigos e conquistar novos admiradores.
28/08 – sexta-feira, às 20h
Rodrigo Suricato - One Man Band
Show solo de Rodrigo Suricato, em que ele toca todos os instrumentos.
Facebook @theatromunicipaldeniteroi e @culturaniteroi
Teatro Popular Oscar Niemeyer
16/08 – domingo, às 16h
Arraiá da Sinfônica Ambulante e Silvério Pontes
Formada em Março de 2011, a partir do encontro de amigos músicos das mais variadas influências, a Sinfônica Ambulante sempre quis fazer arte de livre acesso ao ocupar espaços públicos com muita música e diversão. Com releituras musicais próprias, o repertório do grupo faz o público dançar e cantar do início ao fim. O Arraiá da Sinfônica surge como um evento temático do grupo e, junto com o São João do Oscar, compõe a programação das festas caipiras do Teatro Popular Oscar Niemeyer. Sucesso de público em 2017, este ano ocorrerá de forma virtual nas mídias digitais da casa. Nesta edição, o Arraiá da Sinfônica convida Silvério Pontes, um trompetista apaixonado pelo que faz e com uma trajetória que se confunde com a música brasileira. Ele integrou o naipe de metais das bandas de Luiz Melodia, Tim Maia, Ed Motta, Cidade Negra, entre outros. No início da década de 1990, formou dupla com o trombonista Zé da Velha.
Facebook @teatroniemeyer e @culturaniteroi
Sala Carlos Couto
25/08 – terça-feira, às 18h
Com 25 anos de carreira, o Arranco de Varsóvia estreia o show “Canta Cartola e Martinho”. Homenageados em projetos separados, no CD “Samba de Cartola” (1998) e no DVD “Pãozinho de Açúcar – Arranco Canta Martinho”, dois dos maiores nomes do samba e da música popular brasileira estarão juntos no palco através das quatro vozes do Arranco. Ao juntar as obras de Cartola e Martinho no mesmo show, Andrea Dutra, Cacala Carvalho e Paulo Malaguti Pauleira evocam alguns dos mais importantes sambas da história, como “O Sol Nascerá”, “Disristimia”, “Divina Dama” e “Canta, Canta, Minha Gente”.
Solar do Jambeiro
Arte na Rua – Novo Normal
08/08 – sábado, às 15h
Gustavo Di Pádua
Com 25 anos de experiência, já integrou importantes bandas de Rock e Heavy Metal como Almah, Aquaria, Gloria Opera e foi músico de importantes artistas como Erasmo Carlos, Sidney Magal, Kelly Key, Maurício Mattar e, em carreira solo, é considerado uma das grandes referências da guitarra no país. Sua vasta experiência passa por turnês em todo Brasil, grandes festivais nacionais como o Rock In Rio e muitos shows internacionais em países como: Inglaterra, Alemanha, Holanda, França, Espanha, Itália e Bélgica.
09/08 – domingo, às 15h
Tio Jones
Músico niteroiense, autodidata e multi- instrumentista. Vive paa música! Com pouco mais de três anos, reações emocionais causadas por certas melodias e ritmos eram notórias. Mas a dança foi o primeiro passo em direção a música. Compôs a primeira formação do grupo Copacabana Beat como baterista e backing vocal; criou o grupo Preto no Branco, sendo o vocalista e tendo se apresentado em diversos programas de televisão; integrantes dos projetos Groove do São e SAMBA 1 (DNA); tocou em países como França, Marrocos e Itália. Hoje em dia, atua na Côte d’Azur.
Facebook @culturaniteroi