Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Obra de Carolina Maria de Jesus será debatida no Quixote Clube de Leitura online

Livro 'Quarto de Despejo' e será debatido em 29 de agosto, às 16h

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de agosto de 2020 - 21:43
'Quarto de Despejo' está disponível tanto em livro físico quanto em formatos ebook, como no Kindle
'Quarto de Despejo' está disponível tanto em livro físico quanto em formatos ebook, como no Kindle -

Por Rennan Rebello

Os leitores vorazes de São Gonçalo e região, ganharam uma boa notícia nesta terça-feira (4), já que o Quixote Clube de Leitura, anunciou que fará o seu primeiro encontro virtual, no sábado, 29 de agosto, às 16h. O livro a ser debatido será o 'Quarto de Despejo - Diário de uma favelada' de Carolina Maria de Jesus, que completou 60 anos, em 2020.

A transmissão acontecerá através da plataforma Zoom e o link será disponibilizado no dia do evento online, na página oficial do projeto cultural, no Facebook. A discussão literária é livre, gratuita e aberta para todos os interessados. Como esta edição será pela internet; abre-se uma oportunidade para que os amantes de livros de diversas outras localidades distantes, também possam interagir.

𝐐𝐔𝐈𝐗𝐎𝐓𝐄 𝐍𝐀 𝐋𝐈𝐕𝐄 O convite está aberto a todos que queiram ler o livro da Carolina Maria de Jesus, "Quarto de despejo"....

Publicado por Quixote - Clube de Leitura em Terça-feira, 4 de agosto de 2020

A última reunião do Quixote aconteceu, em 4 de março, antes das medidas restritivas causadas por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19). E na época, a discussão foi sobre o 'O livreiro de Cabul' da jornalista norueguesa Åsne Seierstad, na biblioteca do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU), no bairro do Zé Garoto. 

Na ocasião, ficou decidido, que nos dois meses seguintes, seriam discutidos as seguintes obras: "Fahrenheit 451" de Ray Bradbury e "A paixão segundo G.H." da ucraniana, radicada no Brasil, Clarice Lispector. Mas por conta da crise sanitária, que ainda assola diversos países, a programação teve que ser adaptada. E estas discussões seguem na pauta para encontros futuros.

"Eu achei melhor um livro ('Quarto de Despejo'), menos pretensioso (embora grandioso), para quebrar a primeira experiência de reunião virtual do clube. Mas propor em seguida, para que a gente retome nossa a programação", explicou o idealizador do clube do livro gonçalense, Antonio Rodrigues, que iniciou os eventos mensais do Quixote, em 22 de fevereiro de 2019, no ICBEU.

Quarta-feira, 04/03/2020, das 19h às 21h, discutimos na biblioteca do ICBEU, no Zé Garoto, Centro de São Gonçalo, o...

Publicado por Quixote - Clube de Leitura em Sexta-feira, 6 de março de 2020

'Quarto de Despejo - Diário de uma favelada' 

O sexagenário livro compõe escritos dos diários de Carolina Maria de Jesus, sobre a sua vida e o contexto social do qual estava inserida, entre os anos de 1955 e 1960. A publicação ocorreu por conta do repórter Audálio Dantas, que escrevia uma reportagem sobre o crescimento desordenado da favela do Canindé, próximo do Rio Tietê, em São Paulo. Na época, o país vivia a política desenvolvimentista, do então presidente Juscelino Kubitshchek, com seu programa "50 anos em 5". E apesar do desenvolvimento propagado pelo governo, a exclusão social continuava acentuada e acelerada. Neste contexto, Dantas conheceu a história de Carolina de Jesus, que além de escrever também era catadora de papel e vivia sob condições precária naquela comunidade paulistana.

Matérias Relacionadas