Niterói: Neste domingo, Arte na Rua - apresenta o guitarrista Alex Martinho

Evento acontece às 15h

Enviado Direto da Redação
No domingo, 02 de agosto, às 15h, o guitarrista Alex Martinho vai apresentar uma coletânea com o melhor de seu trabalho instrumental

No domingo, 02 de agosto, às 15h, o guitarrista Alex Martinho vai apresentar uma coletânea com o melhor de seu trabalho instrumental

Foto: Divulgação

Em seis anos de atuação, o Arte na Rua já passou por diversos bairros, percorrendo de norte a sul o território de Niterói. Desde 2013, foram contempladas mais de 2 mil apresentações de música, teatro, dança, circo, em esquinas, praças, palcos e coretos da cidade. Com a pandemia causada pelo vírus da Covid-19 e a consequente pausa das atividades culturais, o projeto não chegou a iniciar em 2020, mas agora, com a flexibilização da pandemia, retoma suas atividades, acolhendo grupos e bandas de Niterói, em formato de LIVES e transmitidas diretamente do Solar do Jambeiro. Nasce o Arte na Rua - Novo Normal.


No domingo, 02 de agosto, às 15h, o guitarrista Alex Martinho vai apresentar uma coletânea com o melhor de seu trabalho instrumental, acompanhado de Jorge Mathias (Baixo) e Rodrigo Martinho (Bateria). Alex se formou com "honors" pelo GIT (USA) em 1992, e tem uma carreira solo como guitarrista instrumental-rock que conta com cinco CDs e três DVDs, além da participação em diversas coletâneas de guitarra, em mais de 25 anos de estrada.


Gravado pelo selo institucional Niterói Discos, seu CD de estreia, Alex Martinho (1994), foi indicado para o Prêmio Sharp de Música, na categoria Música Instrumental. Nesta fase, formou com Fábio Lessa e Rodrigo Martinho, a "Alex Martinho Band", e com Fábio Guerreiro, Rodrigo Martinho e Igor Guerreiro a banda "Anéis de Saturno". Em 2005, lançou pela editora HMP o método de guitarra "Fraseado e improviso Rock" e um CD com a banda Rhuna. No mesmo ano, fez uma participação especial no CD da banda progressiva "Sleepwalker Sun", gravando as guitarras na faixa homônima.


Alex promove "workshops" e shows com sua banda por todo o Brasil e já colaborou com revistas como Guitar Player, Cover Guitarra (onde teve uma coluna mensal sobre guitarra-rock por dez anos) e Música e Tecnologia, além de ser diretor e professor da escola Música Moderna, em Niterói. Como instrumentista já acompanhou artistas como Celso Blues Boy, por todo o Brasil, e no momento está produzindo seu novo DVD, "Ao vivo na Toca do Bandido".


Arte na Rua - Novo Normal



Respeitando todas as normas e indicações de sanitização e segurança divulgadas pelos órgãos de saúde, a Secretaria Municipal das Culturas/Fundação de Arte de Niterói, além de produzir um conteúdo de altíssima qualidade para o público em isolamento, oferecerá aos grupos e bandas o material do seu show gravado para auxiliar na divulgação posterior dos seus trabalhos.


Entendendo o Arte na Rua - Novo Normal também como um projeto social, como forma de incentivar o gosto pela música e pensando em envolver de alguma forma, no projeto, as famílias do Morro do Palácio, comunidade vizinha ao Solar do Jambeiro, serão distribuídos Kits Culturais com temática musical para famílias com crianças até 5 anos. Os kits conterão 2 livros de alfabetização musical da série “O Mundo da Música”; livro de colorir e atividades com temática música e um conjunto de 5 instrumentos musicais para crianças como violão, flauta, tambor, chocalho e pandeiro. Uma forma afetiva de instruir, distrair e quem sabe incentivar futuros artistas da cidade.


Completando as oito edições piloto do projeto, até o dia 08 de agosto, o público ainda poderá acompanhar apresentações dos artistas: Gustavo Di Pádua, Rafael Lira e Allan Jones.


SERVIÇO:


Arte na Rua - Novo Normal

Alex Martinho

Data: Domingo, 02 de agosto

Horário: 15h

Facebook e Youtube @culturaniteroi  

Veja também