Globo processa a ex-BBB Bianca Andrade e pede indenização de R$ 500 mil
Globo ainda diz que Bianca teria usado o BBB para vender maquiagens

A Rede Globo abriu um processo na 7ª Vara Cível do Rio de Janeiro contra a influenciadora Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, que participou da última edição do Big Brother Brasil (BBB). O processo, noticiado pela Notícias da TV, está ocorrendo porque a emissora sente que Bianca não cumpriu o contrato de exclusividade que tinha com a Globo ao entrar no BBB. A Globo sente que a influencer rompeu o contrato ao ser confirmada, no dia 05 de março, como comentarista do reality' Soltos em Floripa'. Segundo a Globo, Bianca não informou sobre a situação quando assinou o contrato que prevê exclusividade com a emissora. A Globo pede uma indenização de R$ 500 mil.
Segundo informações da Notícias da TV, no documento da ação que a Globo moveu contra a influenciadora, está escrito que Bianca não cumpriu a cláusula de exclusividade do contrato. Segundo essa cláusula, nenhum dos participantes do BBB poderiam participar de veículo rivais à Globo até o dia 30 de abril, mesmo que o participante já não estivesse mais na casa do BBB. Bianca e outros participantes concordaram com a cláusula quando assinaram o contrato, no entanto, a influenciadora de maquiagem não havia informado para a Rede Globo que já havia gravado o reality show Soltos em Floripa, que contou ainda com Pabllo Vittar e Felipe Titto. O Soltos em Floripa é da Amazon Prime, concorrente direto do Globoplay da Globo. Bianca teria assinado o contrato com a Globo no dia 10 de dezembro do ano passado, quando já tinha gravado Soltos em Floripa.
Bianca foi eliminada do BBB no dia 25 de fevereiro, mas a Globo só ficou sabendo que ela estaria no reality da Amazon no dia 5 de março. Mesmo assim, o contrato de Bianca com a emissora, que prometia exclusividade, ainda estava valendo. A emissora argumenta que a influencer usou de má-fé e que não teria como ela esquecer de sua participação no reality da Amazon.
"Alguns dias após a eliminação, quando a ré [Bianca] ainda se encontrava obrigada a cumprir obrigações contratuais com a Globo, como a participação em programas, entrevistas, ensaios fotográficos, entre outras, a autora [Globo] teve ciência acerca de grave violação pela influencer das cláusulas contratuais de exclusividade pactuadas pelas partes", diz o documento do processo da emissora contra Bianca.
"Com efeito, a autora tomou conhecimento de que a empresa Amazon estrearia no dia 20 de março de 2020, através da sua plataforma denominada Prime Video, o reality show Soltos em Floripa, que conta com a participação da ré como apresentadora e comentarista", continua o documento judicial.
"Assim, a exibição pelo Amazon Prime Video do programa Soltos em Floripa, com a participação da ré e durante a vigência da cláusula de exclusividade, configura grave violação à obrigação contratual assumida, especialmente porque não foi dado prévio conhecimento à autora", disseram os advogados da Globo.
Com essa situação, a Globo resolveu pedir uma indenização de R$ 500 mil para a influenciadora. Isso porque, ainda de acordo com o contrato assinado por Bianca antes do BBB, o rompimento do acordo com a emissora penalizaria o participante do BBB a pagar um valor equivalente ao prêmio máximo do programa (que equivale a R$ 1,5 milhão) por causa de três questões: participação no reality, cessão de voz e imagem e exclusividade. Bianca, no entanto, só descumpriu a questão da exclusividade e, por isso, pagaria apenas um terço do valor total, que seria de R$ 500 mil.
"A omissão, no caso, foi obviamente dolosa, caso contrário sua participação no BBB não seria autorizada pela emissora autora, visto que contrária as regras aplicáveis a todos os participantes, o que resultaria na perda da exposição comercial destacada pela própria ré", afirma a ação contra a influenciadora.
No processo, a Globo ainda argumenta que Bianca utilizou o BBB como vitrine para arrumar mais seguidores e, consequentemente, mais compradores para seus produtos de beleza, aumentando assim as vendas de seus produtos de maquiagem.
"Após sua eliminação, a ré fez declarações em vídeo (...) onde afirma ter conseguido atingir integralmente sua meta ao decidir participar do programa BBB20, ou seja, triplicar a venda dos seus produtos. Tal estratégia, segundo a ré, teria sido inclusive informada às empresas responsáveis pelos produtos que utilizam sua marca Boca Rosa", diz o documento da ação.
Até o momento, a assessoria de Bianca ainda não se pronunciou sobre o assunto.