Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Projeto totalmente novo em São Gonçalo, 'Café com RPG' será lançado neste domingo (19)

Jogo online e ao vivo é indicado para todos os públicos; conheça

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de julho de 2020 - 18:29
Imagem ilustrativa da imagem Projeto totalmente novo em São Gonçalo, 'Café com RPG' será lançado neste domingo (19)

Uma proposta totalmente nova que vai mexer com a cultura pop e com os amantes de jogos em São Gonçalo: essa pode muito bem ser a descrição do 'Café com RPG', um projeto quinzenal, que começa neste domingo (19) no Youtube e nas plataformas Twitch e Periscope.

Calma, se você ainda não sabe o que é um jogo RPG, vamos explicar: RPG é uma sigla para "Role-Playing Games", que traduzindo livremente significa jogo de interpretação de papéis, ou personagens. 

O jogo acontece com a presença de jogadores e um narrador ou mestre, e este, não joga para vencer, mas sim para que a trama se desenrole. O narrador tem conhecimento do "esqueleto" da história faz a interpretação de possíveis coadjuvantes, ou acontecimentos no cenário. 

Fazendo uma comparação aos jogos tradicionais de videogame, por exemplo, o cenário é o jogo; e o sistema de regras e o narrador são o console e os controles para jogar.

Acontece que jogos RPG de mesa já existem há muito tempo e seu público é formado tanto por estudantes quanto por famosos como os atores norte-americanos Vin Diesel e Dwayne Johnson, o The Rock. A novidade agora é que o jogo vai acontecer totalmente online e baseado no livro "Eaman", do escritor de São Gonçalo, R. Mendonça Venâncio.

"Hoje, ainda não é muito comum ver esse casamento entre Literatura e os games, especialmente com a participação dos artistas que conceberam o projeto, como é o caso do R. Mendonça, que conduzirá as transmissões.  Por isso, estamos nos esforçando para que seja um grande sucesso e que as pessoas embarquem nessa junto com a gente", explica um dos idealizadores, o também autor gonçalense Rômulo Baron, do site Cultura à Milanesa.

O projeto é uma parceria entre o Rômulo, o R. Mendonça Venâncio e a comunicadora e também escritora Tati Klebis, moradora de Palmas, Tocantins.

Como participar?

O jogo contará com o narrador que é o próprio autor da obra mais quatro ou cinco jogadores fixos já escolhidos e fixos. O chat ficará aberto durante toda a partida para interação do público, assim como ativação pelas redes do Cultura à Milanesa.  

Para participar, basta acessar os canais da Twich, YouTube ou Periscope, do Cultura à Milanesa na hora do jogo, em domingos quinzenais a partir das 15h, podendo interagir em tempo real ou ver a gravação posteriormente. O jogo apresentará mapas para ilustração da aventura, a rolagem de dados também pode ser acompanhadas pelos espectadores.

Sobre o livro

Para quem já curte o mundo da literatura fantástica, com direito a elfos, anões, gnomos e extraterrestres, Eamam é um mundo louco que tem tudo isso.

A obra que saiu das mesas de RPG ficou pronta em 2018 e foi lançada no início de 2019. O pré-lançamento aconteceu no centro de São Gonçalo, e seu lançamento oficial foi no Centro Cultural da Câmara, onde ficava o antigo Fórum.  

O livro participou, ainda, de eventos como Bienal, FLISGO, LER e FLINIT. Não à toa foi o livro mais vendido da Editora Ella e por isso premiado para ter o segundo volume publicado com o modelo tradicional.

O segundo volume seria lançado na Bienal de São Paulo este ano, mas devido a pandemia, foi adiado para 2021. 

A pandemia e a mudança de planos

"Eu e o R. Mendonça falávamos há tempos sobre uma parceria, um programa presencial, mas a quarentena nos fez pensar em uma proposta online. É uma ideia moderna usar o streaming para mostrar o jogo em andamento. Com a nova realidade que nos aflige, as mesas presenciais de RPG tiveram que ser reformuladas para plataformas online e as aventuras se desenrolam por meio de videoconferência", explica Rômulo Baron.

Os idealizadores do projeto explicam, ainda, que a ideia era simplesmente mostrar o que já era realizado, sem perder a característica de entretenimento ou mesmo modificar a agenda já praticada pelos jogadores - que ocorre quinzenalmente. 

Então, foram realizados os primeiros testes e, agora, já será possível mostrar as pessoas que dá pra se divertir, mesmo em casa. 

Como acessar

Esse é o link para quem quiser participar pelo Youtube: Clique aqui

Esse é o link para acessar pela plataforma Periscope:

Clique aqui

Esse é o link de acesso à plataforma Twitch:

Clique aqui 

Matérias Relacionadas