Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Fotógrafo gonçalense cria projeto "Uma Cidade em Quarentena"

Fotografias mostram o município na pandemia

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de julho de 2020 - 10:02
Fotógrafo registra aglomerações em diversos pontos de São Gonçalo no projeto "Uma Cidade em Quarentena"
Fotógrafo registra aglomerações em diversos pontos de São Gonçalo no projeto "Uma Cidade em Quarentena" -

Por Ana Carolina Moraes*

Você já observou como estão as ruas de São Gonçalo em meio à pandemia do novo coronavírus? Essa foi a ideia do fotógrafo Diego Carvalho, de 30 anos, que resolveu registrar como a cidade está modificada, após o decreto criado pelo prefeito José Luiz Nanci, sobre as medidas de isolamento social adotadas em São Gonçalo, por causa da nova crise na saúde que o país tem vivido. Os registros de Diego foram para o projeto fotográfico "Uma Cidade em Quarentena". O fotógrafo, mais conhecido como Dim Carvalho, no entanto, tirou fotos de pessoas em aglomerações em diversos pontos da cidade, bem diferente do que estava sendo recomendado pelos órgãos oficiais, já que, o coronavírus se prolifera em meio à aglomerações e a doença pode levar as pessoas ao óbito.

O fotógrafo fez os registros do município por mais de 3 meses, começando na metade de abril e terminando em julho, e analisou que as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) não estavam sendo cumpridas e as pessoas continuavam a manter menos de 1,5 de outras pessoas nas ruas.

"A pandemia na cidade é um marco histórico e, no começo adotei a ideia do projeto como uma forma também de não entrar numa ansiedade. Uma vez que não sabíamos (e não sabemos) quanto tempo vai durar. Comecei fotografando minha locomoção de casa para o trabalho, depois passei a ir em novos pontos da cidade para ver como estava a aderência ao primeiro momento de isolamento social. Esse meu projeto partiu da ideia de que São Gonçalo precisa ter mais registros da sua história. Hoje temos a cidade como "dormitório" dado a demanda de empregos fora dela e poucos moradores dizem que moram aqui (isso no meu convívio vejo os amigos dizendo)", disse o fotógrafo sobre o surgimento da ideia do projeto. 

Após as primeiras imagens, Diego começou a divulgar seu material no Instagram e recebeu um feedback positivo dos seus mais de 2 mil seguidores. 

"Passei a ter feedback positivo de alguns moradores e pedidos para registrar certos locais com o intuito também de expor a realidade. Era um olhar necessário. Algo que diverge do anunciado pelas mídias da Prefeitura, que informava que o decreto estava sendo cumprido, que as medidas eram adotadas etc. Mas uma breve ida ao centro ou num ponto um pouco mais afastado era notório que não estava correto essa informação", afirmou o fotógrafo que começou a trabalhar com fotografias em 2012, após ganhar sua primeira câmera da Sony. Hoje, Diego é mais adepto do celular, que, atualmente, possui muita qualidade no registro de imagens.

No futuro, Diego tem planos para seu projeto. Ele pretende divulgar o material do projeto "Uma Cidade em Quarentena" em um local público para que todos possam ver e pretende fazer uma segunda versão do projeto após o fim da pandemia. 

"A segunda versão eu espero que seja "Uma Cidade Sem Quarentena", brincou ele e concluiu: "Com sorrisos sem máscaras, com abraços nas ruas e sem a desconfiança de alguns em se aproximar do outro". 

Para quem quiser conhecer mais o trabalho de Diego e ver as imagens do projeto "Uma Cidade em Quarentena", basta acessar o Instagram dele (@dimcarvalho) ou acessar o behance dele (https://www.behance.net/dim_carvalho). 

* Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas

Matérias Relacionadas