Estúdio de teatro de São Gonçalo oferece aulas online durante pandemia

A intenção do programa é manter os atores em casa, mas em ativa

Enviado Direto da Redação
O curso tem um duração de 6 meses.

O curso tem um duração de 6 meses.

Foto: Divulgação



Por Tatiane Gomes*


Um estúdio de teatro de São Gonçalo, o 'Opa! In Action', vem se reinventando para disponibilizar aulas online durante seis meses para atores de níveis iniciantes e intermediários. A empresa, que também é uma companhia de teatro, busca manter seus alunos em casa, mas na ativa, realizando trabalhos práticos e teóricos por videoconferência.



As aulas virtuais, que terão duração de 6 meses, acontecem toda segunda e quarta-feira das 19h30 às 21h30. Para participar, o aluno contribui com o valor simbólico de R$ 25,00 mensalmente, devido ao momento atual.



Após a retomada das aulas presenciais, a companhia oferece desconto especial aos alunos matriculados nas aulas online, moradores de São Gonçalo e proximidades.



"A gente não perdeu tempo, assim que começou a pandemia eu já passava exercícios para os alunos por WhatsApp e depois isso era apresentado nas aulas presenciais. E então, devido a situação da galera não se encontrar mais nas aulas, começamos a pedir atividades por vídeo, até que surgiu os aplicativos de videochamada e eu comecei a fazer aulas online mesmo", contou Wallace Mattos, professor de teatro e responsável pelo curso.



O professor, formado no Centro de Capacitação Profissional em Artes Cênicas (CCPAC), conta que em sua visão, o teatro é a representação da vida, então para que seus alunos possam representá-la no palco, é necessário que eles entendam como a vida em si funciona. "Acabamos por fazer um trabalho meio que terapêutico, né?", completou Wallace.



Os benefícios do teatro na vida real



O teatro pode influenciar de diversas formas a vida de um indivíduo. O trabalho quanto à personalidade, auto-estima, consciência corporal, expressividade e socialização são alguns dos benefícios mais visíveis.



"Eu sempre fui uma pessoa muito ansiosa e às vezes era ao extremo, ao ponto de não saber mais me controlar. Com os exercícios de respiração teatral, eu consegui me controlar melhor", contou Louise Miranda, de 18 anos, aluna do 'Opa! In Action'.



"Cheguei a um momento da minha vida que tive depressão, e também era muito tímido, até que tentei buscar fazer coisas que me interessavam. Então eu falei 'poxa, vou fazer teatro'. E daí pra frente foram só melhoras, até conseguia conversar melhor com minha família", revelou o jovem João Vitor Amorim, de 26 anos.



Já para outro aluno de artes cênicas, Bruno Cunha, de 27 anos, o estudo veio como um aprimoramento de suas habilidades como artista multifuncional.


A história do 'Opa! In Action'




A Oficina de Preparação de Atores 'Opa! In Action' começou em 2015 com sua primeira turma experimental 'Bodacious', que apresentou a comédia “Quem Roubou o Colar de Lady Di?”, dirigida por Wallace Mattos.



Acreditando que seria possível levar um conteúdo mais enriquecedor para jovens de sua cidade, a oficina decidiu investir em seus alunos, futuros artistas. Em 2018, o projeto foi além e iniciou uma nova fase do teatro na cidade de São Gonçalo.



Para conhecer melhor sobre a Oficina de Teatro, o Instagram é @opainaction e a página no Facebook é https://facebook.com/opainaction.


Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Veja também