Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Dia Mundial do Meio Ambiente: veja dicas de livros infantis sobre o tema

Mesmo reclusos, ainda é possível tratar do tema

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de junho de 2020 - 19:07
O tema deste ano para o meio ambiente é a biodiversidade
O tema deste ano para o meio ambiente é a biodiversidade -

Por Tatiane Gomes*

Apesar da reclusão causada pela pandemia no início deste ano, o Dia do Mundial do Meio Ambiente nesta sexta-feira (5), continua "de pé". O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 julho desde 1972, quando foi criado na Assembleia Geral das Nações Unidas, e esse ano traz como tema a Biodiversidade do planeta.

Enquanto os os parques e reservas ambientas se mantém fechados para evitar aglomerações, ainda se torna possível levar o tema 'Meio Ambiente' para mais perto das crianças.

"Agora, acho que que a gente pode extrair também em alguns ensinamentos nesse momento que ficamos reclusos em nossas casas. Isso pode ser um algo que redireciona as nossas vidas", contou o professor de educação ambiental, Jay Van Amstel.

Em razão deste dia, O SÃO GONÇALO trouxe uma coletânea de livros infantis que abordam o tema natureza e meio ambiente. Todos possuem classificação livre para todos os públicos.

Confira abaixo a lista:

• Meu pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos

Zezé é um garoto levado, mas com bom coração. Vive uma vida boa, até o momento que seu pai perde o emprego e sua vida vai da fartura à falta. Com isso, o menino acaba fazendo amizade com um pé de laranja lima em seu quintal, que nomeou carinhosamente de 'Minguinho'. O garoto conta suas travessuras para o novo amigo, com sua perspectiva doce de criança.

• A Serra dos Dois Meninos - Aristides Fraga Lima

Dois meninos, Ricardo e Maneco, foram passar as ferias em uma fazendo, no interior. Ao percorrem trilhas da mata, os dois garotos se perdem e têm que enfrentar grande perigos.

• Quem vai salva a vida? - Ruth Rocha

Thiago, um menino simples da cidades, ficam inconformado com a falta de cuidado o meio ambiente após suas aulas de ciências. Para ele, colocar um adesivo no carro escrito 'Defenda o meio ambiente', como seu pai fazia, era muito pouco. O menino se envolve nessa luta, e após ele toda a família vai atrás.

• O Menino do Dedo Verde - Maurice Druon

O primeiro professor de Tistu, o jardineiro 'Bigode', descobriu que o menino tinha um polegar verde. Segundo ele, onde o garoto colocasse o dedo iriam nascer flores, pois em cada lugar do mundo existiam sementes apenas esperando por uma criança especial como Tistu para transformá-la em flores.

Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Matérias Relacionadas